Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Usuários do TikTok perdem acesso a músicas de Taylor Swift e Billie Eilish

    Rede social começou a “mutar” pequenos vídeos com canções dos artistas da Universal Music Group

    Dawn ChmielewskiSheila Dangda Reuters

    Usuários da rede social TikTok não poderão mais criar vídeos utilizando músicas de Taylor Swift, Jon Batiste, Boygenius e outros artistas da Universal Music Group como trilha sonora, uma vez que as negociações entre as duas empresas não evoluíram.

    O acesso do TikTok à extensa lista de artistas da Universal terminou na quarta-feira, depois de meses de negociações não terem resultado em um acordo com a maior empresa musical do mundo.

    O TikTok começou a “mutar” pequenos vídeos com canções dos artistas da gravadora.

    A disputa contratual foi realçada pelo momento: executivos da indústria musical e artistas se reúnem em Los Angeles, no domingo, para a cerimônia de entrega do prêmio Grammy.

    Nossos acordos com o TikTok expiraram, por causa da recusa do TikTok de pagar apropriadamente os artistas e compositores, protegendo os artistas humanos dos efeitos negativos da IA, e de consertar problemas de segurança para os usuários do TikTok”, afirmou um porta-voz da Universal, em comunicado distribuído nesta quinta-feira.

    A gravadora está pedindo à rede social que pague a seus artistas uma taxa proporcional à que outras plataformas pagam. Até agora, isso representa apenas 1% da receita total, embora a música seja parte importante da experiência dentro do aplicativo, disse a Universal Music em carta aberta publicada na terça-feira.

    A empresa também acusou o TikTok de permitir que a plataforma seja “inundada” com canções geradas por inteligência artificial, que dilui o pagamento de royalties para os artistas.

    A gravadora afirmou ainda que se preocupa com “conteúdos problemáticos”, como imagens sexualizadas de Billie Eilish que viralizaram e foram vistas por milhões de pessoas antes de serem removidas por violação das normas da comunidade.

    O TikTok se negou nesta quinta-feira a comentar a decisão. Em comunicado anterior, a rede social disse que a Universal Music colocou “a ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores”. A plataforma de vídeos disse que a gravadora está se distanciando da poderosa verve promocional de sua rede social, que tem alcance de bilhões de usuários.

    “O TikTok conseguiu chegar a acordos que colocam o artista em primeiro lugar com todas as outras gravadoras e publishers. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs”, disse.

    Tópicos