Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Uruguai celebra Carnaval em fevereiro com as murgas; saiba o que é

    Expressão artística faz crítica social por meio de fantasias

    Uma murga uruguaia apresentando-se na posse do Presidente Tabaré Vázquez em Montevidéu (2005)
    Uma murga uruguaia apresentando-se na posse do Presidente Tabaré Vázquez em Montevidéu (2005) Creative Commons

    Matteo Grille - Repórter da Telesur

    O mês de fevereiro é também tempo de carnaval no Uruguai. Uma das manifestações artísticas com maior destaque é a murga, que se diferencia pela crítica social afiada por meio de fantasias e maquiagens surpreendentes.

    As murgas são consideradas a personificação da essência artística dos uruguaios. A cada ano, desfilam com temáticas irreverentes que abraçam foliões vestidos com roupas e maquiagens vibrantes, sem as quais é impossível sentir plenamente a sua expressão.

    “O show da murga, claro, como qualquer show cênico, tem muitas camadas e muitos níveis de símbolos, de códigos. O traje, neste caso, tem um peso importante, porque praticamente é mais que a cenografia. Acho que os trajes funcionam como uma espécie de cenário no espetáculo murga. Então, dá um quadro estético para esse texto, que é a parte da comunicação, é fundamental”, explica a costureira Lúcia Silva, que há mais de uma década faz trajes para a fantasia.

    A construção de um show murguero leva muito meses. Durante esse tempo, são discutidos os conceitos artísticos em todas as suas dimensões, as letras, as fantasias e a maquiagem.

    “Começa sempre pela ideia do que queremos dizer ou do significado. Então a forma e o meio seguem de maneiras muito diferentes. Ás vezes, é feito de uma forma mais luminosa, de outro forma, unificando os códigos estéticos. A partir daí, é construído em equipe, porque é muito coletivo, a fantasia, o cenário”, diz a maquiadora Paloma González.

    Tudo deve atuar de forma coordenada para que a linha do espetáculo seja coerente e poderosa.

    “Ao trabalhar com o cliente que desenha, estamos desenvolvendo as linhas do show, para onde vai a narrativa desse show e que tipo de caminho serão construídas as fantasias e de como essas roupas mostrarão ao longo de 45 minutos, que é quanto tempo dura a canção da murga”, explica o diretor da murga Doña Bastarda, Pablo “Pinocho” Routin.

    O espetáculo é apresentado todo mês de fevereiro.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Agência Brasil.

    versão original