Titanic, profundezas do oceano e tempestades; confira lista de documentários
James Cameron explorou detalhes da embarcação em outras produções que estão disponíveis nas plataformas de streamings
As buscas pelo submarino da OceanGate Expeditions que transportava cinco turistas e pesquisadores para ver os restos do Titanic, que naufragou em 1912, e desapareceu na manhã do último domingo, 18, entre a costa dos Estados Unidos e do Canadá, segue sendo realizada por equipes de busca dos dois países.
James Cameron, além de ser o responsável por trazer para as telas de cinema, em 1998, o filme “Titanic“, baseado no naufrágio da embarcação, também explorou os restos da do navio 33 vezes.
Inclusive, o cineasta é responsável pelo documentário “Fantasmas do Abismo“, lançado em 2003 e que está disponível na Netflix. Nele, o diretor e o ator Bill Paxton, que viveu o explorador Brock Lovett no longa, exploram as ruínas e destroços da embarcação. Cientistas, historiadores e outros cineastas contribuem para esclarecer curiosidades sobre o navio.
Já em 2014, Cameron juntou-se com a oceanógrafa Sylvia Erle para produzir o documentário “Mission Blue“, que mostrava a luta contra a pesca abusiva e o despejo irregular de resíduos tóxicos nos mares. O filme concorreu e ganhou um Emmy no ano seguinte, na categoria Notícias e Documentário. Ele também está disponível na Netflix.
Para assistir na Disney+, James Cameron esteve ao lado do também cineasta israelense-canadense Simcha Jacobovici com “Atlântida – A Cidade Perdida” (2017). O longo documental mostra a jornada em busca da lendária cidade perdida de Atlântida. A dupla usou como base o trabalho do filósofo Platão, do século IV A.C., como um mapa do tesouro para explorar os mares.
Outras produções que abordaram a história do Titanic são “No Coração do Naufrágio” (2022), disponível no Discovery+ e Apple TV, em um dos episódios da série “Inexplicável” (2020), do History Channel, com William Shatner, o capitão Kirk, de “Star Trek”, disponível gratuitamente no YouTube, e “De Volta ao Titanic” (2020), para assistir no Disney+.
Outros documentários sobre os mistérios do fundo do mar
Na Disney+ e Apple TV, é possível assistir a série documental da National Geographic Channel, “Segredos do Fundo do Mar” (2018), que revela segredos perdidos nos oceanos graças à tecnologia inovadora, fotografias e conhecimento de arqueólogos marinhos. É explorado também cidades submersas, naufrágios e outras curiosidades das profundezas do mar – que oferecem novas ideias sobre a história da civilização humana e da Terra.
“Gathering Storm” (2020), outra série documental produzida também pelo National Geographic, está disponível na Disney+ e Prime Video. Os seis episódios mostram as tempestades mais violentas do planeta por meio da experiência de quem trabalha no mar em navios e plataformas de petróleo.