Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “The Last of Us”? Apartamento no Rio sofre infestação de cogumelos e postagem viraliza

    Relato de jornalista do Rio de Janeiro viralizou e levantou comparações com o seriado apocalíptico

    Imagens feitas por João dos cogumelos que apareceram em seu antigo apartamento por causa de uma infiltração
    Imagens feitas por João dos cogumelos que apareceram em seu antigo apartamento por causa de uma infiltração Reprodução

    Rafael Farias Teixeiracolaboração para a CNN

    São Paulo

    O jornalista João Brizzi, do Rio de Janeiro, se viu em uma cena de “The Last of Us”, quando o apartamento que alugava ficou infestado de cogumelos.

    Em um fio de postagens no X (antigo Twitter), ele conta que tinha acabado de se mudar porque os cogumelos tinham aparecido no antigo lar devido a uma infiltração, que, segundo ele, nem a proprietária, nem o prédio resolveram.

    Mas essa não foi a única surpresa. “Relatei tudo com inúmeros registros fotográficos. O Quinto Andar botou o anúncio de volta no ar. Imagina a visita”, escreveu em um dos posts.

    “Ontem eu não falei do corretor que marcou visita com outro inquilino, mas ele acabou de me acordar para perguntar se podia confirmar a visita. Isso tendo recebido as fotos e relatos”, conta Brizzi.

    Em resposta o corretor afirma já ter alugado “bem ruinzinho” e que tinha achado que a imagem do apartamento sendo mencionado em uma reportagem era montagem.

    Imagem do anúncio que voltou ao ar mesmo com a infestação e mensagem do corretor avisando de uma nova visita / Reprodução

    Depois do primeiro post, que ultrapassou 3,2 milhões de visualizações até este domingo (10), Brizzi chegou a explicar a razão do anúncio ter voltado ao ar.

    “Por fim, não foi a proprietária quem colocou o anúncio de volta. Ela já estava avisada e também está em contato com o QuintoAndar, pois entende que precisa reformar o apartamento antes de alugar. Ela me aliviou da reforma/pintura, porque não faria sentido antes da infiltração ser sanada”, escreveu.

    Segundo Brizzi, a plataforma identifica contratos no fim e já reativa o anúncio com as fotos de antes. “Isso já tinha acontecido comigo em outro apartamento, que entreguei sem problemas, mas foi anunciado com as mesmas fotos”, diz.

    O relato também gerou várias comparações com a série da HBO Max “The Last of Us”. Um dos usuários respondeu com uma foto do protagonista Joel (Pedro Pascal) entrando em um edifício tomado pelos fungos e legendou com a frase: “Futuro inquilino indo visitar o apartamento.”

    “Venha morar nessa experiência única de ‘The Last of Us'”, disse outro. Com a viralização do post, Brizzi compartilhou um print mostrando que o seriado tinha voltado aos tópicos mais falados da rede.

    Outros usuários brincaram com a possibilidade de comer os cogumelos. “Se fossem aqueles cogumelos alucinógenos até dava para coletar…”, escreveu um usuário.

    Outros compartilharam mensagens de apoio e problemas parecidos na hora de alugar e no relacionamento com sites e proprietários.

    “Aqui eu consegui resolver. Força aí para você. A real é que, sem a sorte de um proprietário decente, fica difícil resolver qualquer coisa. Já aluguei pelo QuintoAndar com gente boa também mas quando é ruim, não é a plataforma quem te salva”, escreve um deles.

    A plataforma de aluguel e compra de apartamentos QuintoAndar respondeu ao post: “Oi, João. Poderia nos chamar na DM, por favor? É importante para nós que os imóveis da plataforma atendam ao nosso padrão de qualidade. Estamos trabalhando fortemente para que essa régua seja aprimorada e, sempre que algo passar, corrigir rapidamente. Agradecemos por reportar.”

    À mensagem, Brizzi respondeu: “Chamei 10 vezes no último ano, pessoal, não foi por falta de mensagem direta.”

    A CNN entrou em contato com o QuintoAndar, que informou que o imóvel não está mais anunciado na plataforma.

    “O QuintoAndar informa que o imóvel foi despublicado por não cumprir os requisitos de qualidade exigidos pela política da plataforma. Estamos reforçando nosso controle de qualidade para evitar que casos como esse voltem a ocorrer, reforçando o compromisso em oferecer aos nossos clientes a melhor experiência possível na busca de sua nova casa.”