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    Taylor Swift tem melhor ano para qualquer líder empresarial em tempos recentes

    Primeiros 60 shows da turnê "The Eras Tour" arrecadaram mais de US$ 1 bilhão

    Bryan Menada CNN

    Taylor Swift não precisou dirigir uma grande empresa ou gerenciar um Banco Central para exercer um imenso poder econômico este ano. A superestrela pop reinou suprema em 2023, não apenas como artista musical, mas também como empresária: sua “The Eras Tour” lotou estádios em todo o mundo, fãs esbanjaram em mercadorias enquanto assistiam a seus shows, o filme de sua turnê estourou recordes de bilheteria no fim de semana de estreia, e a própria Swift se tornou bilionária ao longo do caminho.

    Swift alcançou feitos notáveis que seriam impressionantes para qualquer líder empresarial típico administrando uma empresa Fortune 500. Ela comandou uma base leal de fãs que saíram com força total para gastar, e numa economia impulsionada principalmente pelos gastos do consumidor, isso é sucesso para qualquer líder empresarial – quer tenha ou não o título de “diretor executivo”.

    “Ela é uma potência em termos de negócios”, disse Armen Shaomian, professor associado de gestão de esportes e entretenimento da Universidade da Carolina do Sul, à CNN. Nenhuma outra empresa líder na memória recente gerou tanta boa vontade junto aos clientes, tanto entusiasmo internacional ou tanta perspicácia empresarial.

    É por isso que TaylorSwift é a empresária do ano da CNN – mais um elogio à enorme influência da cantora icônica na sociedade capitalista mais rica do mundo.

    Sucesso comercial da “Eras Tour”

    A “The Eras Tour” foi a peça central do ano fenomenal de Swift e se estenderá até o final de 2024. StubHub disse que a turnê de Swift “foi a maior” nas duas décadas de história da empresa de ingressos, ultrapassando outras de sucesso atua em termos de venda de ingressos.

    “Taylor Swift não estava apenas se apresentando; ela estava reescrevendo o manual, deixando um rastro de brilho, estímulos econômicos e pulseiras de amizade por onde passava”, dizia o relatório de fim de ano da empresa.

    A própria Swift não divulgou números oficiais de vendas, mas algumas estimativas mostram que a turnê já está arrecadando 10 dígitos. A Pollstar estimou no início deste mês que os primeiros 60 shows da turnê arrecadaram mais de US$ 1 bilhão.

    Uma análise compartilhada exclusivamente com a CNN no início deste ano projetou que os shows de Swift apenas na América do Norte poderiam gerar mais de US$ 2 bilhões em receitas, tornando-se a turnê de maior bilheteria de todos os tempos.

    A atração gravitacional de Swift foi tão forte que os fãs aumentaram agressivamente os preços dos ingressos no mercado de revenda. SeatGeek disse anteriormente à CNN que o preço médio de revenda de um ingresso da “The Eras Tour” foi de US$ 1.607, um aumento de 741% em relação à turnê “Reputation” em 2018, para a qual o preço médio de revenda do ingresso foi de US$ 191.

    Ela também é uma chefe generosa, dividindo bônus de US$ 100 mil com motoristas de caminhão da “Eras Tour” durante o verão.

    A turnê sensacional em si foi como uma bola itinerante de atividade econômica, cruzando as principais cidades americanas enquanto os fãs desciam gastando dinheiro de suas carteiras.

    Os quartos de hotel nas cidades que sediaram os shows da “Eras Tour” lotaram rapidamente, e varejistas disseram que foram incentivados pelos espectadores que buscavam roupas que combinassem com o tema da turnê, e um relatório do Federal Reserve até observou como a turnê aumentou a receita dos hotéis na Filadélfia, de acordo com uma empresa na pesquisa.

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    Visão de negócios de Taylor Swift

    O que realmente destaca a visão de negócios de Swift é como a cantora capitalizou esse entusiasmo ardente para impulsionar ainda mais vendas. Fãs eletrificados abriram suas carteiras para comprar camisetas, suéteres, chapéus, pôsteres e outros tipos de mercadorias exibindo a cantora em toda a sua glória.

    Foi um excelente estudo de caso para entender seus clientes e dar-lhes o que eles desejam. “O aspecto de merchandising da turnê foi muito importante porque permitiu que os fãs levassem para casa um pouco dessa experiência, já que tudo gira em torno das memórias”, disse Shaomian, da Universidade da Carolina do Sul.

    “Os fãs faziam fila horas antes da abertura da arena porque a mercadoria estava montada em uma área diferente e eles queriam ser os primeiros a comprar. Mesmo que apenas um quarto dessas pessoas comprasse alguma coisa, isso equivale facilmente a pelo menos um milhão de dólares por noite”, disse ele.

    Isso além das mercadorias disponíveis online. De palhetas de guitarra a joias de unhas, Swift deu a seus fãs fervorosos outro motivo para gastar mais, e eles gastaram.

    A estratégia de negócios de Swift foi além do palco de shows para a tela grande, capitalizando novamente o entusiasmo já febril pela cantora e sua turnê exclusiva.

    A cantora e compositora lançou um filme com os shows deste ano em meados de outubro, intitulado “Taylor Swift: The Eras Tour”. O filme arrecadou impressionantes US$ 96 milhões em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, de acordo com a rede de cinemas AMC. Isso o tornou o filme-concerto de maior bilheteria no mercado interno em um fim de semana de estreia.

    “Demorou menos de 24 horas para o filme-concerto da Taylor Swift The Eras Tour quebrar o recorde da AMC nos EUA de maior receita de vendas de ingressos durante um único dia nos 103 anos de história da AMC”, disse a AMC na época.

    E que líder empresarial não beneficia de uma boa publicidade? Além de inúmeras outras notícias, Swift foi nomeada Personalidade do Ano pela revista Time, uma honra indiscutivelmente prestigiada, normalmente reservada a agentes de mudança como Barack Obama, Angela Merkel e o Papa Francisco. “Parece o momento decisivo da minha carreira, acontecendo aos 33 anos”, disse Swift à Time. “E pela primeira vez na minha vida, fui mentalmente forte o suficiente para aguentar o que vem com isso.”

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