Taylor Swift: confira o guia de referências para ouvir o álbum novo
“The Tortured Poets Department”, novo álbum duplo de Taylor Swift, foi lançado na sexta-feira
Taylor Swift lançou “The Tortured Poets Department” na sexta-feira (19), um álbum duplo surpresa de 31 faixas, e está claramente em uma era emocionalmente evoluída.
Superficialmente, o álbum oferece uma experiência de audição bastante suave, soando como um casamento entre as profundezas assustadoras de “Folklore” de 2020 e os riffs sintetizados de Midnights de 2022.
Por trás de tudo isso, no entanto, você encontrará uma expressão corajosamente vulnerável dos pensamentos mais íntimos da poetisa pop star, e é necessária alguma leitura nas entrelinhas para entender o escopo de sua mensagem, com algumas faixas exigindo um mergulho mais profundo do que outras.
Por isso, estamos aqui para ajudar:
1 – “Fortnight”, com Post Malone
Em uma gravação de áudio reproduzida durante o especial de estreia do álbum da iHeartRadio na sexta-feira, Taylor disse que essa música “realmente exibe muitos dos temas comuns que percorrem todo este álbum”, incluindo “fatalismo, saudade, desvanecimento, sonhos perdidos”.
“Sempre imaginei que isso acontecesse nesta cidade americana onde o sonho americano que você pensava que aconteceria com você não aconteceu, certo? Você acabou não ficando com a pessoa que amava e agora tem que conviver com isso todos os dias, imaginando o que teria acontecido, talvez saindo com ela”, disse ela.
“E esse é um conceito bastante trágico, na verdade. Então, eu estava escrevendo dessa perspectiva.”
2 – “The Tortured Poets Department”
Parece que a faixa-título do álbum pode ser sobre o vocalista da banda de 1975, Matty Healy, com que Taylor se relacionou pela primeira vez em 2014 e depois, brevemente, após sua separação do ator britânico Joe Alwyn em 2023.
As pistas incluem a abertura em que ela canta: “Você deixou sua máquina de escrever no meu apartamento”. (Healy expressou gosto por máquinas de escrever em uma entrevista de 2019 para a revista GQ.) Menções honrosas nesta faixa também vão para Lucy e Jack, que poderia ser a amiga de Taylor, Lucy Dacus da banda Boygenius e Jack Antonoff, seu amigo e colaborador frequente; e Charlie Puth, cujo nome ela menciona diretamente na música e declara “deveria ser um artista maior”.
3 – “My Boy Only Breaks His Favorite Toys”
“‘My Boy Only Breaks His Favorite Toys’ é uma música que escrevi sozinha e é uma metáfora da perspectiva de um brinquedo de criança ser o brinquedo favorito de alguém até que alguém quebre você e então não queira mais brincar com você”, disse Taylor à iHeartRadio na sexta-feira.
4 – “Down bad”
Em uma das faixas mais pesadas de sintetizadores que remetem à recente era “Midnights” de Swift, “Down Bad” também parece um pouco mais contemporânea por natureza, com o refrão moderno “cryin’ at the gym” no refrão.
A vencedora do Grammy disse à iHeartRadio que a música serve como uma metáfora para “a ideia de ser bombardeado pelo amor, onde alguém, você sabe, abala o seu mundo e deslumbra você, então meio que o abandona”.
5 – “So Long, London”
Uma das faixas mais devastadoras de “Tortured Poets”, é uma aposta segura presumir que esta é sobre Alwyn, ex-namorado de Taylor.
A música cobre uma ampla gama de sentimentos sobre dizer adeus não apenas a uma cidade que ela amou e onde passou um tempo significativo, mas também sobre deixar de lado os bons momentos e o desgosto que o ex-casal certamente viveu lá.
Muitos veem a música como uma resposta, por mais sombria que seja, à sua faixa animada “London Boy”, apresentada em seu álbum “Lover” de 2019, que também se acredita ser sobre Alwyn durante o apogeu de seu relacionamento. Taylor e Alwyn se relacionaram romanticamente pela primeira vez em 2016 e se separaram em abril de 2023.
6 – “But Daddy I Love Him”
Esta faixa de construção lenta e alegre traz à mente algumas das eras anteriores da cantora, antes de “1989”, e alguns ouvintes suspeitam que um duplo significado está em jogo. Você decide.
7 – “Fresh Out The Slammer”
O riff de guitarra de abertura aqui lembra algo inspirado em uma música de Orville Peck e se transforma em uma faixa pop animada e ofegante que equivale a sair da prisão a sair de um relacionamento.
8 – “Florida!!!”, com Florence + the Machine
Taylor Swift disse à iHeartRadio na sexta-feira que ela escreveu essa música com Florence Welch do Florence + The Machine.
“Eu estava tendo essa ideia do que acontece quando sua vida não se encaixa, ou suas escolhas que você fez se atualizam. você, e você está cercado por essas duras consequências e julgamentos, e as circunstâncias não o levaram aonde você pensava que estaria e você só quer escapar de tudo que você já conheceu, existe um lugar para onde você poderia ir. ”
Aquele lugar para escapar, segundo as duas? Flórida!!! Ah, e para sua informação: a atriz ganhadora do Oscar Emma Stone também é creditada como colaboradora dessa música, segundo a página de Taylor no YouTube.
9 – “Guilty as Sin?”
“Posso chorar?” ela pergunta. Para ser honesto, parece a mesma pergunta que todos nos perguntamos enquanto ouvimos este álbum.
10 – “Who’s Afraid of Little Old Me?”
Escrita exclusivamente pela Taylor, ela declara aqui: “Quem tem medo de mim?” e então avisa: “Você deveria estar”. Lembrete: fique do lado bom de Taylor.
A construção do título da música também lembra a peça de 1962 de Edward Albee, “Quem tem medo de Virginia Woolf?” sobre um casamento conturbado, que por sua vez também faz referência à famosa escritora e poetisa torturada Virginia Woolf.
11 – “I Can Fix Him (No Really I Can)”
Todos nós já discutimos esse caso em algum momento da vida, certo?!
12 – “loml”
Tradução: “loml” significa “amor da minha vida”.
Escrita com Aaron Dessner, Taylor canta nesta faixa melancólica: “Eu gostaria de poder esquecer como quase tivemos tudo”.
Depois de cantar as palavras “você disse que sou o amor da sua vida” várias vezes ao longo da música, ela conclui: “Você é a perda da minha vida”. Ai.
13 – “I Can Do It With a Broken Heart”
Imagine passar por um rompimento e depois ter que subir ao palco, exibir um sorriso brilhante e se apresentar para dezenas de milhares de pessoas. É isso que Taylor examina nesta faixa. “Estou tão deprimida que ajo como se fosse meu aniversário todos os dias”, ela canta.
14 – “The Smallest Man Who Ever Lived”
Esta é uma música brutal com notas de raiva dirigidas a alguém (que pode ou não ser Healy) que a transformou em um fantasma depois de “enferrujar” seu verão “espumante”, provavelmente o verão de 2023, quando se pensava que eles haviam namorado brevemente (Healy e Taylor foram vistos participando dos shows uns dos outros naquela época, entre outras indicações).
Outras possíveis referências a Healy incluem uma no início da música, quando ela menciona “seu terno de Testemunha de Jeová”, que lembra as escolhas de moda preferidas do vocalista de 1975.
15 – “The Alchemy”
O namorado de Taylor, o tricampeão do Super Bowl Travis Kelce, parece ser o tema desta faixa, que também é uma das únicas canções de amor clássicas do álbum. O que dizer? Inclui uma série de referências ao futebol com palavras-chave como “toque”, “aquecer os bancos” e “o melhor da liga”.
A cantora, é claro, assistiu aos jogos de futebol de Kelce durante a temporada passada, incluindo o Super Bowl, onde seu time, o Kansas City Chiefs, derrotou o San Francisco 49ers.
“Onde está o troféu? Ele simplesmente vem correndo até mim”, ela canta, talvez uma referência ao longo abraço e beijo que o casal compartilhou em campo após a entrega do troféu.
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16 – “Clara Bow”
Embora o título desta faixa faça referência à famosa estrela do cinema mudo das décadas de 1920 e 1930 (certamente uma inspiração visual para o videoclipe de “Fortnight”), Taylor também canta aqui sobre Stevie Nicks, que escreveu um poema sobre os relacionamentos anteriores das duas nas notas do encarte das cópias físicas do álbum.
O refrão da música pode ou não ser um easter egg para Swifties e fãs da Marvel, que há muito especulam que Swift aparecerá no sucesso de bilheteria de seu amigo Ryan Reynolds, “Deadpool 3”, neste verão, como Dazzler, um mutante com dom musical. As letras reveladoras incluem “Promise to be deslumbrante” e a linha final, “O futuro é brilhante, deslumbrante”.
17 – “The Black Dog”
Embora totalmente especulativa, esta música pode fazer referência a um pub bem conhecido na área de Vauxhall, em Londres. Taylor canta ansiosamente sobre tentar entender por que um ex-amante não sente falta dela e depois menciona como o assunto sobre o qual ela está cantando se esqueceu de desligar sua localização, então, vamos deixar você ler nas entrelinhas.
18 – “imgonnagetyouback”
Taylor não consegue decidir se quer “destruir” a bicicleta de um amante ou ser sua esposa. De qualquer forma, como o título desta música sugere, ela está determinada a recuperá-lo.
19 – “The Albatross”
“Ela é o albatroz”, Swift canta. “Ela está aqui para destruir você”, disse Nuff.
20 – “Chloe or Sam or Sophia or Marcus”
Alguns Swifties estão especulando que um dos nomes nesta música é o nome ainda desconhecido do quarto filho de Reynolds e Blake Lively. O casal é amigo íntimo de Swift, que mencionou os nomes das três filhas deles, Betty, James e Inez, em várias faixas de “Folklore” e apresentou a voz de uma de delas em sua música de 2017 “Gorgeous”, de “Reputation”.
21 – “How Did it End?”
Com uma melodia de piano, ela conduz um “post mortem” sobre o fim de um relacionamento, e de forma devastadora. “A deflação dos nossos sonhos / Deixando-me desolada e cambaleando”, ela canta. Pegue os lenços.
22 – “So High School”
Se você acha que o relacionamento de Taylor Swift e Travis Kelce está se desenrolando publicamente como um romance entre as crianças mais legais do ensino médio, você não está sozinho.
Taylor canta: “Você sabia o que queria e, cara, você a conseguiu”, uma frase que talvez seja uma referência ao fato de que a declaração pública de Kelce de seu desejo de namorar a cantora levou ao início de seu relacionamento romântico.
Ela também faz referência ao jogo de “beijar, casar, matar”, que Kelce foi vista jogando (e escolhendo “beijar” Taylor) em uma entrevista de 2016 que ressurgiu recentemente.
23 – “I Hate it Here”
“Este lugar me fez sentir inútil”, canta Taylor. Não sabemos onde ela está que ela tanto odeia, mas certamente esperamos que ela não esteja mais lá.
24 – “thanK you aIMee”
Esta é selvagem. Embora possa parecer que Taylor está cantando sobre uma garota malvada do ensino médio chamada Aimee, as referências nesta música, e há muitas, apontam claramente para a cantora atirando em Kim Kardashian, com quem ela teve uma… história torturada. O fator mais óbvio aqui são as letras que ela escolheu para colocar em maiúscula no título da música soletrando “KIM.
Outras pistas: “Acho que você não mudou muito / mudei seu nome e quaisquer pistas que realmente o definam / E um dia, seu filho chega em casa cantando uma música que só nós dois saberemos que é sobre você”.
25 – “I Look in People’s Windows”
Não é tão assustador quanto parece, nós prometemos. É mais uma metáfora sobre estar do lado de fora, olhando para dentro.
26 – “The Prophecy’”
Talvez mantenha aquela caixa de lenços por perto durante essa música trágica também.
27 – “Cassandra”
Alguns Swifties acham que essa música também pode ser sobre Kardashian, já que faz referência a cobras (Kardashian tocou no meme #taylorswiftisasnake no passado). Outros relacionaram a Cassandra sobre a qual Swift canta à figura da mitologia grega, uma sacerdotisa cujas profecias precisas não foram acreditadas.
28 – “Peter”
As referências aqui na superfície são sobre o clássico animado da Disney “Peter Pan”, ao qual ela se referiu anteriormente em “Cardigan” de 2020. “Peter” poderia muito bem ser uma continuação da tradição dessa faixa, mas o júri ainda não decidiu em quem Peter pode realmente se basear, se é que existe alguém.
29 – “The Bolter”
“Quando ela estava saindo, parecia que estava respirando”, Taylor canta. A instrumentação e o dedilhar da guitarra lembram os sons de “Folklore”, seu álbum de 2020 no qual ela trabalhou com Dessner, que também é creditado por ter co-escrito “The Bolter”.
30 – “Robin”
Talvez este seja o nome do bebê de Lively e Reynolds?!
31 – “The Manuscript”
Esta é uma música devastadoramente triste que te deixará sem fôlego ao chegar ao final desta jornada poeticamente “torturada”. Com apenas um piano e a voz de Taylor, ela parece estar refletindo sobre as experiências descritas nas 30 músicas anteriores, cantando: “olhar para trás pode ser a única maneira de seguir em frente”.
A letra poderosa sugere que ela está aceitando a percepção de que “finalmente ela sabia para que servia a agonia” e, embora ela relembre essas memórias, “a história não é mais del” agora que ela a compartilhou com o mundo.
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Com informações de Dan Heching, Sara Smart e Lisa Respers France