Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Tacacá: o que é e de onde vem o prato da música de Joelma

    Entenda sobre o que a cantora paraense fala quando canta "Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa"

    Tacacá do restaurante Casa Tucupi, em São Paulo.
    Tacacá do restaurante Casa Tucupi, em São Paulo. Raul Fonseca

    Isabela Gadelha Meloda CNN

    “Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”.

    O hit “Voando Pro Pará”, de Joelma, é tão famoso que foi parar até mesmo no show de um grupo mexicano. Neste caso, o RBD, quando Christian Chávez cantou para o público na apresentação do Rio de Janeiro, no último dia 10.

    Mas você já provou este prato típico? Se você é do Norte do Brasil, nada de novo no horizonte. Se for de outras regiões, talvez desconheça seu sabor.

    O tacacá é um prato de origem indígena, típico da região amazônica, mais especificamente do Pará – mas também muito apreciado nos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Rondônia.

    É uma espécie de sopa feita de tucupi, um líquido extraído da mandioca, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma planta que dá um efeito de dormência na boca. Além de temperos, que variam em cada estado.

    Tacacá, prato típico nortista, do restaurante Casa Tucupi, em São Paulo. / Vitor Miranda

    É servido bem quente em uma cuia. E sim, por mais quente que seja o Norte do país, todo dia é dia de tomar tacacá. Mas também quer dizer que quando bate uma frente fria, as filas para comprar o prato triplicam. “Friozinho” combina com essa iguaria.

    Ao pedir o seu, você pode ter suas preferências como “sem goma, por favor”, “muito jambu”, “menos caldo”. No Pará, há o costume de usar um palito de madeira para espetar o camarão e enrolar a folha. Para tomar o resto do caldo, o melhor é só beber diretamente da cuia (colher para quê?).