Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    STAYC sobre ter inspirado música de Pabllo Vittar: “É uma honra”

    Girlgroup de k-pop falou sobre os desafios desde o debut e comentou sobre os covers que fizeram dos artistas Gusttavo Lima e Luísa Sonza

    Isabela Gadelhada CNN

    Elas querem ser estrelas para a cultura jovem. É o que declaram no próprio nome do grupo, STAYC, que é acrônimo de “Star To a Young Culture”.

    O grupo feminino de k-pop debutou em 2020 e tem conquistado cada vez mais fãs a cada comeback. O último, lançado em fevereiro, foi o hit Teddy Bear, cujo clipe já conta com mais de 42 milhões de views e tem uma batida animada.

    As músicas do sexteto são conhecidas justamente por terem uma energia que anima e motiva até naqueles dias bem ruins. Se você está se sentindo para baixo, pode contar com as integrantes Seeun, J, Isa, Yoon, Sieun e Sumin.

    Essa energia é palpável inclusive na entrevista em vídeo cedida à CNN, em que fizeram questão de falar sobre os fãs, os chamados SWITH, e até deram dicas do que fazer na Coreia do Sul.

    As integrantes também falaram sobre terem feito cover dos artistas brasileiros Gusttavo Lima e Luísa Sonza, e ficaram felizes ao saber que uma de suas músicas inspirou Pabllo Vittar. Confira:

    Desde o debut de vocês em 2020, o que se tornou mais fácil em ser idol e o que é mais desafiador?
    Sumin: Pensando primeiro nas coisas fáceis, passamos muito tempo com nossos SWITH e isso nos deixa mais próximas deles. Penso que essa parte é fácil para nós. E o que é desafiador é pensar “Como podemos mostrar melhor nosso trabalho em equipe?”. Nós sempre pensamos nisso, desta vez ainda mais, mas acho que por isso conseguimos mostrar uma coreografia e música mais desafiadora.

    Sieun: Eu também pensei o mesmo que Sumin sobre o que se tornou fácil para nós. Sinto que ficamos mais próximas aos SWITH e é mais fácil pensar no que podemos fazer para criar memórias com eles, como tratá-los… E também é um desafio pensar como expressar melhor nossos diversos aspectos.

    O que os fãs podem esperar do STAYC em 2023?
    Isa: Nós vamos mostrar musicas de diversos gêneros daqui para frente, então podem ficar de olho no STAYC.

    Seeun: Podem esperar os momentos em que vamos criar bastante memórias com os SWITH.

    Sieun e Yoon cantaram duas músicas brasileiras: “Penhasco”, da Luísa Sonza, e “Café e Amor”, do Gusttavo Lima. Foi difícil aprender a letra em português?

    Sieun: Acho que a pronúncia foi a parte mais difícil, mas também tivemos que expressar bem a melancolia das músicas. Então acho que foi desafiador a pronúncia difícil e a necessidade de expressar bem a emoção da música.

    Yoon: Sim, eu também, assim como Sieun senti dificuldade na pronúncia. Provavelmente porque é um idioma novo para nós. Mas deu tudo certo!

    Assista à performance de Penhasco a partir de 2:04:

    A cantora brasileira Pabllo Vittar disse que a música “SO BAD”, de vocês, inspirou a canção dela, “Ultra Som”. Como é inspirar artistas de países tão longe de vocês?

    Sumin: É uma honra para nós que artistas internacionais escutem nossa música, se inspirem nela e produzam suas músicas mesmo de longe. É também muito surpreendente. Assim como eles, nós também nos inspiramos bastante nos artistas internacionais e acho que isso é uma ótima troca. Espero que, por conta disso, muitas músicas boas sejam lançadas.

    Vocês perceberam os fãs brasileiros nas redes sociais? Podemos esperar um show no Brasil futuramente?

    Sumin: Nós vemos que têm muitos SWITH do Brasil nos comentários das redes sociais, por isso queremos nos apresentar em breve no Brasil e gostaria de agradecer os SWITH pelo amor e carinho e por sempre estarem torcendo por nós mesmo de longe.

    J: Eu penso parecido com a Sumin. Obrigada por torcerem por nós mesmo de longe e gostaria de dizer que nós também vamos dar o nosso melhor. Obrigada por nos esperarem. Ficaremos muito felizes quando surgir uma boa oportunidade. Se houver uma, gostaria de me apresentar no Brasil.

    Sumin: Será que não virá uma boa oportunidade em breve?

    Por causa da onda coreana, muitas pessoas querem viajar para a Coreia do Sul e experimentar comida coreana. Quais são as recomendações de vocês para os fãs?

    Yoon: Eu recomendo o Kimchi Jjigae (ensopado de kimchi)!

    Isa: Na minha opinião, o JongRo é um lugar onde você pode sentir bem a Coreia, por isso gostaria que todos experimentassem ir lá. Tem também uma comida coreana chamada Gujeolpan (mini panquecas no estilo DIY com diversos ingredientes para recheio) que indico.

    Vocês são conhecidas pela boa energia e mensagens esperançosas nas músicas. Fãs sempre contam com vocês para se sentirem melhor. Mas o que vocês fazem quando estão tendo um dia ruim?

    Seeun: Eu converso bastante com os membros e também fico assistindo vídeos engraçados sozinha para ficar de bom humor.

    Sieun: Várias coisas. Eu escrevo diário sozinha, assisto novelas ou filmes, interajo com os fãs ou leio as cartas dos fãs para melhorar o humor.

    STAYC já fez cover de “Penhasco”, de Luísa Sonza / HighUp Entertainment

    Qual é a melhor coisa em ter se tornado membro do STAYC?
    Seeun: Para mim, a maior vantagem é poder estar junto com membros tão legais assim.

    J: Eu também gosto das outras  integrantes do grupo e de estar junto dos nossos SWITH já é uma felicidade.

    Que tipo de artista vocês querem que as pessoas as vejam?

    Yoon: Eu quero me tornar uma artista que fique na memória das pessoas por muito tempo e que faça as pessoas sorrirem só de pensar em mim.

    Sieun: Eu quero me tornar uma artista que traga consolo para as pessoas e que as influencie com bastante energia e otimismo.

    Sumin: Eu quero me tornar uma lembrança para o público. Algum dia, quando estivermos mais velhas, espero que digam: “STAYC era muito bom naquela época, não é?”.

    Isa: Eu quero me tornar uma artista fiel à música e que trata os fãs com sinceridade.

    J: Eu quero que o STAYC se torne um grupo que as pessoas possam adquirir energia e alegria só de nos ver, a ponto de sermos chamadas de “Healing-dol” (“Healing Idol”, idol que cura, que traz paz).

    Seeun: Eu gostaria que o STAYC fosse lembrado como um grupo que traz boas energias e felicidades só de olhar.

    Podem mandar uma mensagem aos SWITHs brasileiros?

    Yoon: Swith do Brasil, nós do STAYC estamos sentindo muito o apoio de vocês. Muito obrigada por todo carinho e amor, nós também amamos vocês!

    Sieun: Swith do Brasil, obrigada por sempre estarem torcendo por nós, amamos muito vocês e espero que a vida de vocês seja repleta de felicidade! Estejam sempre saudáveis!

    Sumin: Eu espero que nossos SWITH do Brasil estejam sempre saudáveis e muito obrigada por torcerem por nós mesmo de longe. E não se esqueçam que nós também estamos do lado de vocês!

    Isa: Quando surgir a oportunidade, nós com certeza vamos nos apresentar no Brasil, então esperem só um pouco e continuem nos dando bastante carinho.

    J: SWITH do Brasil devem estar esperando por nós, mas acredito que logo virá uma oportunidade para encontrar vocês. Gostaria de falar que amo muito vocês também.

    Seeun: Muito obrigada por amar o STAYC. Nós iremos encontrar vocês sem falta.

    Confira a entrevista em vídeo: