“Star Wars” é para jovens, diz George Lucas ao rebater críticas à franquia
Diretor de 80 anos afirmou que seus filmes nunca foram criados para agradar ao público adulto
George Lucas rebateu as críticas direcionadas a “Star Wars”.
O diretor de 80 anos afirmou que seus filmes nunca foram criados para agradar ao público adulto e, por essa razão, não entende os comentários negativos às produções.
“Era para ser um filme para jovens de 12 anos que estavam atravessando a puberdade, que estão enfrentando todas essas questões profundas, como: ‘Com o que devo me preocupar? O que é importante na vida?’. E ‘Star Wars’ aborda todas essas coisas. Elas estão embutidas na narrativa, e você definitivamente entende, especialmente se você é jovem”, explicou ele, de acordo com The Hollywood Reporter, no Festival de Cannes.
O cineasta afirmou que a negatividade partiu de “críticos e fãs que tinham 10 anos quando viram o primeiro filme”, e admitiu que ficou particularmente chateado com a ridicularização de Jar Jar Binks, comparando a reação inicial ao C-3PO.
“Todo mundo disse a mesma coisa sobre o C-3PO, que ele era irritante e que deveríamos nos livrar dele. Quando fiz o terceiro, foram os Ewoks: ‘São ursinhos de pelúcia. Este é um filme infantil, não queremos ver isso’. Eu respondi: ‘É um filme infantil. Sempre foi’.”
Além disso, o diretor compartilhou sua opinião sobre as sequências, que foram feitas após a venda da Lucasfilm para a Disney em 2012.
“Eu era o único que realmente compreendia o que ‘Star Wars‘ representava… que conhecia verdadeiramente esse universo, porque há muito a se considerar. A Força, por exemplo, ninguém entendia a Força. Quando começaram a fazer outros após a venda da empresa, muitas das ideias que estavam [no original] meio que se perderam no caminho. Mas é assim que acontece. Você desiste, você desiste’’, disparou ele.