Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Shakira x sogra: saiba como não deixar essa relação atrapalhar o romance

    Não é apenas a cantora Shakira que tem problemas com a sogra; veja dicas de como evitar esse conflito

    Isabela Gadelhada CNN Brasil Soft

    “Você me fez ter a sogra como vizinha com a imprensa na porta e devendo à Receita Federal”.

    Na letra da música “Shakira || Bzrp Music Sessions 53”, colaboração com o produtor e músico Bizarrap lançada em 12 de janeiro, a cantora colombiana já havia comentado sua relação com a mãe do ex-marido, Gerard Piqué.

    Segundo informações do site espanhol Marca, recentemente Shakira teria começado a construir um muro entre sua mansão e a casa de Monserrat Bernabeu, sua ex-sogra. A fonte diz que os terrenos são conectados em algumas áreas e a intenção da cantora é separar os imóveis.

    Nos últimos dias, também foi publicado um vídeo nas redes sociais mostrando a varanda da casa da cantora e havia uma bruxa virada em direção à mansão da mãe de Piqué.

    “SE SOGRA FOSSE BOA, VOCÊ NÃO TINHA SÓ UMA”

    O pensamento de que sogras são difíceis de lidar já faz parte do senso comum. É motivo de piadas, faz parte do repertório dos humoristas e já até rendeu filmes como “A Sogra”, em que Jane Fonda e Jennifer Lopez entram em conflito na “disputa” pela atenção do filho / noivo.

    O longa tem o mesmo nome de uma música do Zeca Pagodinho, em que ele canta “Adoro minha sogra porém quero vê-la bem longe sorrindo e contente. É por essas e outras que eu não admito que ela more com a gente”.

    Segundo o doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense Maycon Rodrigo da Silveira Torres, há algum fundo de verdade nisso por conta da expectativa que as mães projetam sobre os filhos.

    Ele lembra que, a partir do século 20, as pessoas ganharam mais autonomia para escolher seus parceiros amorosos, portanto a relação entre sogra e nora ou genro é uma imposição consequente da decisão

    que o indivíduo fez ao casar ou namorar. A escolha pode não agradar os pais, que nunca acham o parceiro do filho bom o suficiente.

    “Às vezes é algo da ordem do impossível”, afirma. “Se espera muito mais do que a pessoa pode ou tem a oferecer. Qualquer coisa que a pessoa faz é insuficiente. O relato mais comum é que o outro nunca faz direito. Para a sogra, sempre há falhas que precisam ser consertadas. Para a esposa ou o marido, a sogra é intrometida”, diz.

    E O SOGRO NESSA HISTÓRIA?

    A sogra é sempre a mais lembrada quando se fala na relação com os pais do “mozão”. Mas, segundo Torres, pode-se dizer que também existe uma dificuldade com o sogro.

    Ele lembra que há o problema do papel de gênero na sociedade: “O que se espera do homem, o que se espera da mulher, e qual é a tolerância que as pessoas têm em sociedade em relação a essa diferença de papel”.

    RELAÇÃO ENTRE TRÊS PESSOAS

    Segundo o psicólogo, há uma tendência de achar que o conflito é entre duas pessoas, mas ele lembra que são três. “Precisa ser incluída nessa equação quem  faz a ligação entre as outras duas pessoas”, lembra.

    Torres diz que as três partes são responsáveis pela qualidade da relação. “A gente vive em uma cultura que normalmente o centro, o pivô da relação, tende a se eximir da responsabilidade”, explica.

    Ele lembra que isso não significa culpabilização: procurar culpados deve ser evitado para melhorá-la.

    COMO MELHORAR A RELAÇÃO

    As dicas de Maycon Rodrigo Torres são:

    • Tomar cuidado com o tom de voz; ironia e sarcasmo podem gerar confusão, especialmente se a pessoa já está “armada” em relação ao que o outro fala;
    • Leve em consideração que os pais têm muito mais tempo de relação com o filho, é preciso reconhecer que a sua relação com eles será uma construção que exige paciência e será feita aos poucos;
    • Tente se aproximar encontrando pontos em comum, gostos que você compartilha com os sogros. Isso pode criar um senso de proximidade.

    Tópicos