Sem quadra, Vai-Vai se distancia do Bixiga e vai ensaiar na Zona Leste de SP
Agremiação está sem quadra desde que teve sua sede social desapropriada para a construção de uma estação da Linha 6-Laranja do Metrô
O presidente do Vai-Vai, Clarício Gonçalves, anunciou nesta quarta-feira (13) que a agremiação se distanciará ainda mais do Bixiga e passará a ensaiar na quadra da Uirapuru da Mooca, localizada na zona leste de São Paulo. O mandatário, no entanto, reforçou que a escola da Bela Vista segue tentando voltar para seu bairro de origem.
A notícia foi dada em formato de vídeo publicado no perfil oficial do Vai-Vai no Instagram. A maior campeã da história do Carnaval paulistano está sem quadra fixa desde que sua sede social, anteriormente localizada na rua São Vicente, foi desapropriada para a construção da estação 14 Bis-Saracura da Linha 6-Laranja do metrô.
A agremiação já fez ensaios na quadra do Sindicato dos Bancários — próxima à Praça da Sé — e, desde o início dos trabalhos direcionados ao Carnaval de 2025, estava usando um dos galpões da Fábrica do Samba, localizada na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo.
“Na semana passada, estabelecemos uma parceria com a nossa co-irmã Uirapuru da Mooca, e a partir desse domingo vamos ensaiar na quadra deles na [avenida] Salim Farah Maluf até o Carnaval. Conto com vocês porque esse é um lugar muito mais prático e acessível”, afirmou Clarício em seu pronunciamento.
“Sabemos da dificuldade de deslocamento, porém agora é hora de nos unir pelo nosso pavilhão e para entregarmos um carnaval campeão em 2025.”
O presidente do Vai-Vai também reforçou que a escola segue na busca por um espaço fixo para ensaiar no Bixiga. Por conta da desapropriação, a escola ganhou um terreno no bairro e depois descobriu que, por regulações do Plano Diretor, o espaço não pode receber uma quadra, pois está em uma área exclusivamente destinada à construção de moradia popular. Desde então, a escola briga para que a Prefeitura de São Paulo desaproprie o terreno do Teatro Zácaro, também localizado no bairro, e faça uma permuta do edifício pelo terreno inutilizado da agremiação.
“Nosso compromisso, em toda a nossa gestão, é de seguirmos buscando um espaço para o Vai-Vai no nosso chão, o Bixiga, de onde somos e nunca deveríamos ter saído. Seria a luta pelo espaço do Teatro Zácaro, estamos esperando uma devolutiva para ver se teremos essa sorte, para ver se eles aceitam a parceria com o nosso terreno”, declarou.
Para 2025, o Vai-Vai escolheu um enredo sobre o dramaturgo Zé Celso, um dos principais nomes da produção cultural do Bixiga. É lá que fica localizado o Teatro Oficina, fundado por ele. O desfile será novamente assinado por Sidnei França, carnavalesco que divide as atenções entre a escola paulista e a Estação Primeira de Mangueira.
View this post on Instagram
Ouça o samba-enredo do Vai-Vai para o Carnaval 2025
Samba-enredo com composição de Anitta será hino da Unidos da Tijuca