São João de Caruaru deste ano será online e artistas se apresentarão sem cachê
O São João da cidade pernambucana é o maior do Brasil; Gusttavo Lima e Wesley Safadão, atrações deste ano, não confirmaram participação gratuita no evento
A Prefeitura de Caruaru (PE) anunciou nesta sexta-feira (8) que o São João tradicional da cidade será diferente neste ano por causa da pandemia do coronavírus. Para incentivar o distanciamento social e evitar a aglomeração que seria causada pela festa, a prefeitura irá realizar o evento apenas de forma online.
“Desde que iniciou a pandemia em Caruaru, a prefeitura discute como tratar o São João”, comentou a prefeita Raquel Lyra em live nesta sexta. “Diante da evolução do vírus, não é viável fazer a festa em seu modo tradicional.”
“O São João no nosso município é um momento de celebração cultural. Desde a pessoa que faz a comida de milho, ao trio pé de serra, a todos os envolvidos”, disse a autoridade. “Não é uma notícia fácil de ser dada em lugar que tem uma cultura tão forte como a do São João”.
Outra novidade é que nenhum recurso da prefeitura poderá ser utilizado, ou seja, o órgão não poderá contratar de artistas e toda participação deverá ser voluntária. Com a crise econômica causada pela Covid-19, a prefeitura terá de reduzir os custos, já que o São João costuma movimentar cerca de R$ 200 milhões por ano no município.
“Infelizmente, sequer podemos contratar artistas. É lamentável, mas é a realidade que estamos vivenciando”, disse o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), Rubens Júnior.
Segundo a prefeita Lyra, a mudança também é motivada pela solidariedade para ajudar as pessoas mais vulneráveis durante a crise para respeitar as tradições e a alma da cultura local. Para sua realização, também será necessário o apoio de patrocinadores que, segundo a prefeitura, já estão sendo contatados.
Maior evento de Caruaru
Inspiração de músicas de Luiz Gonzaga e Caetano Veloso, o São João de Caruaru movimenta a economia local e é patrimônio cultural de Pernambuco.
Em 2019, a festa durou 30 dias com 815 apresentações de mais de 500 artistas contratados e levou mais de 3 milhões de pessoas à cidade, segundo dados do Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) de Caruaru. Participaram da festa os cantores Alceu Valença, Bell Marques, Elba Ramalho, o DJ Alok, entre outros.
Para a edição de 2020, estavam previstas as participações de Gusttavo Lima e Wesley Safadão. Ainda não foi informado se eles participarão do novo formato, com apresentação voluntária e sem receber o cachê.