Saiba quem é Buba, personagem trans de “Renascer”
Veja as principais diferenças da personagem na versão original e no remake


Gabriela Medeiros interpreta Buba no remake de “Renascer”. Aos 22 anos, a atriz fez sua estreia no horário nobre da TV Globo ao dar vida à personagem que é diferente da pensada na versão original da novela.
No entanto, este não é o primeiro trabalho da atriz, que já esteve presente no elenco da série do Globoplay “Vicky e a Musa”. Apesar de ter iniciado sua carreira no teatro aos 14 anos de idade, Gabriela cursou Psicologia na faculdade e trabalhou no mercado financeiro, mas largou tudo em prol do sonho de ser atriz.
Inclusive, foi descoberta na indústria artística por Bárbara Paz. “Eu frequento alguns espaços artísticos em São Paulo e tem um ateliê. Um dia, eu estava lá cantando, me divertindo, e a Bárbara Paz viu e me filmou”, contou ela durante o programa É De Casa.
Mudanças em cena
Enquanto na versão lançada em 1993, Buba era uma pessoa intersexo – que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos -, na versão atual de “Renascer”, a personagem aparece como uma mulher transexual, lutando contra os estigmas de sua identidade de gênero.
No remake, José Venâncio (Rodrigo Simas) terá muita dificuldade para lidar com a descoberta de que Buba é uma mulher trans e reagirá de forma negativa, inicialmente.

Porém, na primeira versão da trama, a história cursou um caminho diferente. No início da segunda fase da novela, José Venâncio já mantinha um relacionamento de dois anos com Buba, além de que o rapaz já sabia que a jovem era intersexual.
Enquanto a Buba de Gabriela Medeiros lutará para se reafirmar como mulher perante a sociedade, a personagem escrita por Benedito Ruy Barbosa vivia assombrada com a possibilidade das pessoas descobrirem seu segredo.
Um dos grandes arcos que acompanharam a novela original era o mistério que Buba carregava, nunca deixando completamente explícito seu gênero.
Destaque nas telas
Outro foco potencializado de forma inédita no remake é o reencontro com a família que a expulsou de casa há dez anos.
Na cena, Meire, personagem de Malu Galli, mãe de Buba, pede perdão à filha. O momento, inclusive, fez com que as buscas pelo nome da psicóloga crescessem no Google, de acordo com um levantamento feito pela CNN.
Veja fotos do reencontro
- 1 de 8
Após passar pela transição, Buba (Gabriela Medeiros) retorna para a casa de seus pais. Esta é a primeira vez que a cena irá ao ar, já que não fez parte da novela original de "Renascer" • Globo/Divulgação
- 2 de 8
Meire (Malu Galli) ficará surpresa com a presença de Buba (Gabriela Medeiros) e sofrerá com a visita • Globo/Divulgação
- 3 de 8
Da mesma forma, Décio (Miguel Rômulo), o único amigo de infância da personagem, se emocionará • Globo/Divulgação
-
- 4 de 8
No reencontro, a reação de Humberto (Guilherme Fontes) mobilizará Buba (Gabriela Medeiros), José Augusto (Renan Monteiro) e Meire (Malu Galli) • Globo/Divulgação
- 5 de 8
Pai de Buba (Gabriela Medeiros), Humberto (Guilherme Fontes) afirmou que não tinha mais filho após a psicóloga se assumir como uma mulher trans • Globo/Beatriz Damy
- 6 de 8
Durante sua passagem pela cidade natal, Buba (Gabriela Medeiros) ainda conversará sobre o passado a sós com Décio (Miguel Rômulo) • Globo/Divulgação
-
- 7 de 8
Buba (Gabriela Medeiros) conseguirá ter uma conexão com Meire (Malu Galli) • Globo/Divulgação
- 8 de 8
A todo momento, Augusto (Renan Monteiro) prestará apoio a Buba (Gabriela Medeiros) • Globo/Beatriz Damy
Representatividade
Nas redes sociais, a atriz também vem usando a visibilidade e engajamento para refletir sobre a importância da representatividade nas telas e pressões impostas a pessoas trans. Segundo ela, é o sentimento de ser “violada o tempo todo”.
“Vocês, pessoas cis normativas, saem dizendo isso o tempo todo: ‘Oi, sou uma pessoa cis’? Aposto que não. Pessoas trans são violadas o tempo todo, indagadas a dizerem sobre o seu puro íntimo, as pessoas se sentem no direito de nos invadirem de forma incisiva e desrespeitosa”, escreveu recentemente nas redes sociais.