Saiba qual é o nome verdadeiro dos artistas sertanejos famosos
Gusttavo Lima, por exemplo, foi registrado em cartório como Nivaldo Batista Lima; veja lista completa
Do modão ao sertanejo universitário, o gênero que tem sido um dos preferidos pelos ouvintes nas plataformas digitais e se renova ao longo de gerações revelou ídolos conhecidos em todo o país. Nomes como Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano se eternizaram através de algumas canções, mas muitos fãs podem não saber uma informação importante desses artistas: o verdadeiro nome.
Não é novidade que logo no início da carreira, determinados cantores assumem um nome artístico, que pode coincidir ou não com seu nome próprio. No caso das artistas do sertanejo, como por exemplo, da dupla Maiara e Maraisa, das irmãs que já fizeram parceria musical, Simone e Simaria, e da cantora que ficou apelidada como “Rainha do Sertanejo”, Marília Mendonça, nenhuma delas adotou um nome diferente para seguir com a carreira nos palcos.
As gêmeas, por exemplo, foram registradas como Maiara Carla Henrique Pereira e Carla Maraísa Henrique Pereira. Diferente disso, a maioria das vozes masculinas conhecidas por seus clássicos foram registrados com nomes bem diferentes dos artísticos.
Chitãozinho e Xororó já chegaram a ser conhecidos no início da carreira como os Irmãos Lima, fazendo menção ao sobrenome verdadeiro da dupla. De fato, alguns artistas por vezes adotam o último nome para manter sob o conhecimento de seus fãs.
Veja a seguir uma lista completa com nomes verdadeiros dos sertanejos:
Chitãozinho e Xororó
Pelo nome da série bibliográfica, lançada no ano passado pela Globoplay, “As Aventuras de José e Durval”, fica subentendido que a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó escolheu nomes artísticos para darem sequência à carreira. Isso porque o nome verdadeiro dos artistas é José Lima Sobrinho e Durval de Lima, respectivamente.
A ideia para a mudança veio da música “Chitãozinho e Xororó”, escrita por Serrinha e Athos Campos, que conta a história de dois pássaros, o inhambu-chintã (Crypturellus tataupa) e o inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris). Chitãozinho ficou conhecido dessa forma pelo fato da ave inhambu-chintã ser maior e por cantar mais alto e agudo.
Gusttavo Lima
Gusttavo Lima é na verdade, Nivaldo Batista Lima. O cantor sertanejo chegou a usar o primeiro nome verdadeiro logo no início da carreira, mas não se destacou em sua cidade natal, Presidente Olegário (MG). Anos mais tarde, já em Brasília (DF), ele foi aconselhado por seu empresário a escolher um nome artístico e manteve apenas o último sobrenome.
Após se manter cantando em barzinhos, ele se mudou para Goiânia (GO), onde finalmente estourou com o sucesso “Balada”, canção lançada em 2011, que ficou conhecida pelo verso “Tchê Tchê Tchêrerê Tchê Tchê”.
Henrique & Juliano
Naturais de Palmeirópolis (TO), os irmãos Henrique & Juliano, foram registrados como Ricelly Henrique Tavares Reis e Edson Alves dos Reis Junior. Incentivados pelo pai, a dupla começou se apresentando em pequenos festivais da região até gravarem sucessos que estouraram nas rádios do país, como “Não Tô Valendo Nada” e “Recaídas”.
Com uma forte ligação de amizade com Marília Mendonça, um dos sucessos mais clássicos de Henrique & Juliano se tornou a música “Flor e o Beija-Flor”, com participação da saudosa cantora.
Bruno e Marrone
Depois de iniciarem a carreira em Goiânia (GO) e se tornarem conhecidos na década de 90, a dupla Bruno e Marrone atraiu uma multidão de fãs com canções como “Boate Azul”. Mas o nome verdadeiro dos artistas, na verdade é Vinicius Félix de Miranda e José Roberto Ferreira.
Quanto à escolha dos nomes artísticos, Bruno já chegou a revelar que eles demoraram cerca de três meses para decidirem, já que a formação José Roberto e Vinicius seria comum para a época. Ele também contou que a sugestão escolhida veio de seu parceiro de palco, Marrone.
Zezé di Camargo e Luciano
Os irmãos que formaram uma das duplas sertanejas mais conhecidos do país foram registrados como Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo. Para iniciarem a carreira artística juntos, escolheram os nomes Zezé Di Camargo e Luciano, embora anteriormente Zezé já tivesse formado dupla com outro irmão.
O cantor começou a tentar seguir carreira ao lado do irmão Emival, que morreu em um acidente de carro, aos 11 anos. Na época, eles tinham o nome artístico de Camargo e Camarguinho, e futuramente, quando Welson ocupou o lugar de Emival na dupla, eles optaram por uma nova formação.
Leonardo
O cantor Leonardo na verdade se chama Emival Eterno da Costa, e iniciou a carreira sendo dupla do irmão, Leandro, que foi registrado como Luís José da Costa. A parceira foi rompida em 1998, quando Leandro morreu vítima de um câncer no pulmão.
A dupla fazia parte da formação “Amigos”, ao lado de Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano. Embora tenham cogitado substituir o cantor para as apresentações que fariam juntos, eles mudaram de ideia e Leonardo também seguiu carreira solo.
Rionegro e Solimões
Representantes do sertanejo raiz, a dupla Rionegro e Solimões também escolheu nomes artísticos diferentes dos verdadeiros. Eles na verdade são José Divino e Luiz Felizardo. A escolha da formação teria sido feita com base no encontro dos rios Negro e Solimões, nas proximidades de Manaus (AM), que resultam no fenômeno da pororoca.
Eduardo Costa
O nome verdadeiro do cantor Eduardo Costa é Edson Vander da Costa Batista. Natural de Belo Horizonte (MG), ao escolher seu nome artístico, ele optou por manter um dos sobrenomes e ficou conhecido por canções como “Amor de Violeiro” e “Não Preciso de Você”.
Zé Neto e Cristiano
Naturais de São José do Rio Preto (SP), Zé Neto e Cristiano na verdade foram registrados como José Toscano Martins Neto e Irineu Táparo Vaccari. Atualmente, a dupla acumula 12,9 milhões de ouvintes mensais no Spotify e estão entre os nomes que representam o estilo de sofrência nas canções.
Marcos & Belutti
Amigos que se aproximaram para formarem uma dupla, Marcos & Belutti são Leonardo Prado de Souza e Bruno Belucci Pereira. Quando se juntaram para escolher o nome artístico da parceria, ambos contaram com a ajuda de Bruno, da dupla Bruno e Marrone. A revelação foi feita por Marcos ao “Sai da Caixa”, da UOL.