Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Rihanna, Lady Gaga, Adele e mais: artistas da Universal voltarão ao TikTok

    Catálogo da empresa conta ainda com nomes como Ariana Grande, Coldplay e Justin Bieber

    Hanna Ziadyda CNN , Londres

    Ariana Grande, Adele e Rihanna em breve estarão de volta ao TikTok, juntando-se a Taylor Swift depois que um acordo com a Universal Music Group encerrou uma disputa que levou um dos maiores selos fonográficos do mundo a retirar sua música da plataforma de vídeos.

    O acordo de licenciamento, anunciado na quarta-feira (1º), significa que em até duas semanas os mais de 1 bilhão de usuários do TikTok poderão usar músicas de artistas da UMG em seus vídeos. Todos os vídeos com música de artistas da Universal que anteriormente foram silenciados devido a violações de direitos autorais serão desmutados.

    Michael Nash, diretor digital da UMG, disse que a nova parceria foi “baseada em avanços significativos em oportunidades comerciais e de marketing, bem como nas proteções oferecidas ao nosso elenco líder da indústria em sua plataforma”.

    As empresas não divulgaram detalhes financeiros, mas disseram que o acordo proporcionará “uma remuneração melhorada para os compositores e artistas da UMG”, incluindo através de “capacidades integradas de bilheteria”, “capacidades de comércio eletrônico em crescimento” do TikTok e uma ferramenta que permite aos usuários adicionar músicas de vídeos do TikTok aos seus aplicativos de música preferidos.

    “Estamos satisfeitos por encontrar um caminho a seguir com a Universal Music Group”, disse o CEO do TikTok, Shou Chew, em um comunicado conjunto.

    “Achamos que este anúncio é claramente positivo para a UMG”, escreveram analistas do Universal Business Systems (UBS) em uma nota nesta quinta-feira (2).

    Eles acrescentaram que, sob uma “suposição conservadora”, o novo acordo poderia dobrar a receita da Universal proveniente do TikTok para € 200 milhões (cerca de R$ 1,1 trilhão), o que corresponde a 2% da receita total da empresa.

    A Universal retirou suas músicas do TikTok em fevereiro, depois que as duas empresas não conseguiram chegar a um acordo sobre as taxas de royalties para os artistas da Universal, que também incluem Lady Gaga, Coldplay e Justin Bieber. Na época, a Universal acusou o TikTok de “tentar construir um negócio baseado em música sem pagar um valor justo pela música”.

    A empresa também criticou o incentivo do TikTok para gravações geradas por IA, que, segundo ela, “diluiria enormemente o pool de royalties para artistas humanos”.

    Nos termos do novo acordo, as empresas se comprometeram a “trabalhar juntas para garantir que o desenvolvimento de IA em toda a indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”.

    “O TikTok também está comprometido em trabalhar com a UMG para remover músicas geradas por IA não autorizadas da plataforma, bem como (trabalhar em) ferramentas para melhorar a atribuição de artistas e compositores”, acrescentou o comunicado.

    No mês passado, as músicas de Taylor Swift reapareceram no TikTok antes do lançamento de seu último álbum, “The Tortured Poets Department”, embora as duas empresas não tenham divulgado sob quais termos.

    Rihanna explica por que ainda não lançou novo álbum

    Tópicos