Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Retrospectiva Spotify: veja queixas de quem encontrou músicas de intrusos

    Integração do streaming com assistentes virtuais permite que familiares e amigos escolham músicas e influenciem os rankings de preferidas

    Ana Beatriz Diasda CNN

    O Spotify lançou nesta quarta-feira (29) a sua Retrospectiva 2023 (Wrapped, em inglês), em que os usuários têm acesso a sua atividade na plataforma durante todo o ano, com rankings das músicas, artistas, álbuns e playlists mais ouvidas.

    A experiência, que normalmente é divulgada no fim de novembro ou começo de dezembro, é muito aguardada pelos ouvintes do streaming, e muitos já consideram a retrospectiva um “evento”.

    Mas é difícil agradar a todos. No X, antigo Twitter, alguns usuários reclamaram da influência da integração do Spotify com a Alexa, a assistente virtual da Amazon, que teria “bagunçado” a retrospectiva.

    Em muitos casos, outras pessoas com acesso à Alexa na mesma casa ou ambiente utilizam o Spotify, e as músicas mais escutadas acabam entrando na lista de mais ouvidas do dono da conta principal no dispositivo. Confira:

    A Retrospectiva do Spotify é lançada desde 2015 e, neste ano, mais de 574 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizaram a plataforma. Entre os destaques, a cantora americana Taylor Swift assumiu o primeiro lugar como artista mais escutada no mundo com mais de 26 bilhões de streams globais desde 1º de janeiro de 2023. No Brasil, a cantora Ana Castela foi a artista mais escutada no país em 2023.

    Tópicos