“Renascer”: relembre os atores da 1ª versão que já morreram
Mais de 30 anos depois da estreia da novela original, ao menos dez atores do elenco já não estão mais entre nós


“Renascer” foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente em 1993, pela TV Globo. Sendo um dos grandes sucessos da emissora, os personagens da época conquistaram completamente o público.
Mas o tempo passou. Após 30 anos, alguns dos atores e das atrizes já não estão mais presentes e deixaram muita saudade aos fãs.
Confira quem são eles.
José Wilker

Responsável por interpretar o Coronel Belarmino, José Wilker morreu aos 67 anos, em 2014, vítima de um infarto fulminante.
Regina Dourado

Na trama, Regina Dourado interpretava Morena, mãe de criação de João Pedro — papel que pertenceu a Marcos Palmeira na primeira versão. A atriz morreu em 2012, aos 60 anos de idade, por conta de um câncer de mama.
Gésio Amadeu

Intérprete de Jupará, personagem que fez parte apenas da primeira fase da novela, Gésio Amadeu morreu em 2020, aos 73 anos, vítima do Covid-19.
Luis Carlos Arutin

Ao participar apenas do primeiro capítulo, Luis Carlos interpretou o turco Rachid, responsável por encontrar José Inocêncio — papel de Leonardo Vieira na primeira fase — ferido no meio da mata. O ator faleceu em 1996, aos 62 anos, vítima de um incêndio em sua casa.
Chica Xavier

Maior escudeira de José Inocêncio, interpretado por Antônio Fagundes na segunda fase, Chica Xavier viveu Inácia, a funcionária da fazenda. A atriz morreu em 2020, aos 88 anos, por conta de um câncer no pulmão.
Jofre Soares

Nome responsável por interpretar Padre Santo, Jofre Soares morreu aos 77 anos, em 1996, em decorrência de uma leucemia.
Nelson Xavier

Ator que viveu Norberto, dono da única venda de Ilhéus, na Bahia, Nelson Xavier morreu em 2017, aos 75 anos, vítima de um câncer no pulmão.
Leila Lopes

Já no meio da trama, Leila Lopes entrou para dar vida à professora Lu. Após enfrentar um quadro grave de depressão, a atriz faleceu em 2009, aos 50 anos.
Grande Otelo

Após realizar uma participação especial em “Renascer”, no papel de Chico, Grande Otelo faleceu pouco tempo depois. Ainda em 1993, o artista sofreu um infarto fulminante aos 78 anos.
Cecil Thiré

Na trama, Cecil fez uma participação especial, interpretando o delegado Olavo. O artista faleceu em 2020, aos 77 anos, por conta de complicações da doença de Parkinson.