Relembre cantores que falaram sobre saúde mental em 2023
Alguns artistas revelaram transtornos ligados a ansiedade e preferiram se afastar dos palcos
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas: 9,3% da população. Embora a maioria das pessoas que estão com a saúde mental abalada estejam no anonimato, em 2023, celebridades também revelaram transtornos e algumas tiveram que se afastar de suas profissões.
Ao contarem publicamente sobre crises que se intensificaram nos últimos anos, especialmente após a pandemia da Covid-19, artistas como Wesley Safadão pegaram os fãs de surpresa. Devido a uma orientação médica, ele pausou a carreira por cerca de um mês, em setembro deste ano, e diminuiu o ritmo de suas apresentações Brasil afora.
Simaria, que rompeu a dupla com a irmã Simone, também revelou gatilhos que a fizeram se afastar dos holofotes. Segundo ela, alguns acontecimentos como a morte do cantor Cristiano Araújo a fizeram temer pelos transportes do cotidiano para se deslocar em diferentes cidades.
De fato, eles seguem a estimativa da OMS de que um em cada quatro brasileiros sofrerá com algum transtorno psicológico ao longo da vida. O desabafo mais recente que surpreendeu internautas foi o de Lucas Lucco, diagnosticado com TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).
Relembre artistas que compartilharam recentemente sobre sua saúde mental:
Simaria
Simone e Simaria romperam a parceria nos palcos, em agosto de 2022. Na nota oficial revelada nas redes da dupla, foi informado que Simone Mendes assumiria os shows marcados enquanto Simaria cuidaria de sua saúde mental. Em março deste ano, a cantora deu um depoimento sobre seu tratamento ao palestrar em um evento da ONU (Organização das Nações Unidas).
“Todo mundo acha que artista não tem dor, não chora, não sofre, não sente. E a gente sente, a gente chora, a gente sofre. Porque normalmente o sucesso sobe à cabeça e você fica meio despirocado. A fama é traiçoeira.”, disse.
Ela ainda agradeceu a ajuda de profissionais que a ajudaram desde seu diagnóstico. “Foi importante ter essa base, de todas essas pessoas incríveis que passaram pela minha vida, para hoje estar aqui de pé, contando um pouco da minha história para vocês. Até hoje faço terapia e uso meus medicamentos quando necessário.”, revelou. Focada em uma nova fase da carreira, Simaria ainda não retornou aos palcos.
Wesley Safadão
Em setembro deste ano, Wesley Safadão se afastou dos palcos após uma orientação médica. Um dia antes de emitir um comunicado informando sobre a pausa na carreira, ele desabafou em um show na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele contou que estava há quase três dias sem dormir.
“Me deram um sossega-leão hoje, às 17h, 18h da tarde, eu dei um cochilo e consegui realizar esse show hoje. Não consegui dar meu melhor para vocês, mas podem ter certeza que a próxima vez que eu vier a Natal vou buscar dar o meu melhor.”, disse.
No mesmo mês, ele passou a desabafar sobre o tratamento de suas crises de ansiedade, que se intensificaram desde 2018. “Esses dias estou com minha família. Tenho voltado a jogar futebol. Tirei os compromissos da frente, reduzi bastante coisa. Eu precisava passar por isso para ter mais equilíbrio. São 22 anos na estrada, na correria que é a vida de um artista.”, contou.
Ele ainda relembrou um dos primeiros episódios sofridos e o motivo de não ter procurado ajuda. “Em 2018, eu tive um estresse grande e fui inclusive parar no hospital. Mas não queria aceitar. Quando alguém chegava para mim falando para relaxar, fazer terapia, eu dizia, ‘não, vamos trabalhar’. Assim que chegou a pandemia, tive um tempo para relaxar com a família, mas depois, com o fim da pandemia, voltou com uma pegada muito forte.”, declarou.
Após cerca de um mês afastado dos palcos, Safadão voltou a se apresentar, porém, em um ritmo menos intenso de shows. Ao retornar, ele agradeceu os fãs: “De volta a minha segunda casa: o palco, onde vocês fazem eu me sentir extremamente amado. Obrigado”.
Ver essa foto no Instagram
Lucas Lucco
O cantor Lucas Lucco foi o último a decidir pela pausa dos shows após revelar o diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar. Há cerca de uma semana, ele anunciou que irá se dedicar a sua saúde mental, já que neste ano, a intensidade de suas crises aumentou. Em um longo desabafo, o artista relembrou outras notas que soltou para justificar o cancelamento de algumas apresentações.
“Tive inúmeras crises durante o ano, mas, no dia 7 de novembro, ficou muito intenso. De lá pra cá, fiquei sem sintomas durante somente três dias desses 30. Já estava fazendo um tipo de tratamento e agora resolvi buscar um profissional especializado que, no meu caso, mudou totalmente a abordagem para me ajudar na estabilização.”, escreveu Lucas Lucco.
Embora tenha contado que o TAB o limita atualmente a continuar seu trabalho, o cantor tranquilizou os fãs, afirmando ter certeza que essa fase passará. “Eu tenho certeza que vou conseguir passar por cima disso, de novo, mas preciso de uns dias em casa até conseguir me recuperar e me sentir bem com essa mudança.”, escreveu ele.
Ver essa foto no Instagram
Luísa Sonza também se afastou dos holofotes
A série documental “Se Eu Fosse Luísa Sonza”, disponível na Netflix, revela momentos complicados de sua vida como, por exemplo, as acusações que sofreu após a separação do humorista Whindersson Nunes, em 2020. Enquanto trabalhava no álbum “Doce 22”, ela foi bombardeada de críticas nas redes e chegou a ser acusada pela morte do filho recém-nascido do ex-marido.
João Miguel, filho de Whindersson e da então namorada Maria Lina, nasceu prematuro, com menos de seis meses. Após o humorista revelar que ele não resistiu, Luísa Sonza foi chamada de “assassina” e passou a receber ameaças constantes de morte.
O diretor artístico da artista, André Corga relembrou durante o documentário que “ela recebia fotos de mulheres mortas no telefone dela, no direct dela, então ali foi o auge da ameaça, foi o auge de falar, ‘não pisa no estado X porque você vai morrer.”
Foi então que Luísa Sonza foi para o México, onde ficou por cerca de 15 dias. Segundo a assessoria, o tempo serviria para ela “descansar, cuidar da saúde mental e por segurança”. Com um mês de atraso, a cantora lançou “Doce 22”, em julho de 2021 e viu a carreira mudar positivamente.
O documentário chega a mostrar a vida feliz que Luísa estava tendo tanto na vida pessoal quanto profissional, ao mesmo tempo em que namorava o influenciador Chico Moedas. Acusado de trair a cantora, “Se Eu Fosse Luísa Sonza” precisou ser atualizado com a informação do fim do relacionamento.