Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Relembre as obras de Ziraldo adaptadas para a TV e cinema

    Escritor e desenhista faleceu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos de idade

    Aline Oliveirada CNN

    Um dos nomes mais importantes da literatura infantil, Ziraldo foi responsável por histórias que marcaram a vida de muita gente. A partir do sucesso de seus livros e quadrinhos, alguns de seus contos ganharam vida através de adaptações para o audiovisual.

    Em 1980, o cartunista lançou o que viria a ser um dos maiores fenômenos da literatura infantil: “O Menino Maluquinho”. Na história, uma criança repleta de imaginação cria um mundo de aventura, enquanto usa uma panela em sua cabeça, uma capa e uma espada de madeira.

    Desde então, o livro vendeu mais de 4 milhões de exemplares, além de ganhar adaptações para a televisão, teatro e cinema.

    “Um Menino Maluquinho”

    “Um Menino Maluquinho” (1995) / Reprodução/IMDB

    O primeiro filme homônimo foi lançado em 1995, com Samuel Costa interpretando o jovem protagonista. O elenco ainda contou com Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo, Othon Bastos e Luiz Carlos Arutin. Diante do sucesso, em 1997, o longa ganhou a continuação “Menino Maluquinho 2 – A Aventura”.

    Já em 2005, a história se transformou em uma série da TV Brasil. Com uma temporada de 26 episódios, a produção foi transmitida pela TV Cultura e pelo Disney Channel.

    Como se não bastasse, “Um Menino Maluquinho” ainda se tornou uma série animada da Netflix, lançada em no Dia das Crianças de 2022.

    “Uma Professora Muito Maluquinha”

    Paolla Oliveira em “Uma Professora Muito Maluquinha” (2010) / Ique Esteves 2008

    Outra obra de Ziraldo que também se destacou no audiovisual foi “Uma Professora Muito Maluquinha”. Publicado em 1995, a história contava sobre uma educadora com métodos e uma didática não tão convencional.

    O primeiro filme produzido com base no livro veio um ano depois, em 1996, com Letícia Sabatella no papel principal. Já em 2010, uma nova versão do longa foi lançada, desta vez, com Paolla Oliveira interpretando a protagonista.

    “Turma do Pererê”

    “Tuma do Pererê” ganhou séries animadas e, até mesmo, um documentário / Reprodução/IMDB

    Até mesmo cartuns publicados por Ziraldo em 1959 ganharam adaptação! Responsável pela “Turma do Pererê”, o escritor baseou seus personagens na história do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

    Com traços do folclore brasileiro e com Saci protagonizando os contos, a obra se transformou em um especial musical, exibido pela Globo no Dia das Crianças de 1983.

    Tal produção, ainda auxiliou na criação da série, lançada em 2002, pelo canal TVE Brasil, em parceria com o próprio Ziraldo. Em 2010, a produção ganhou uma segunda temporada.

    Já em 2018, a produção ainda inspirou o documentário “Tuma do Pererê.Doc”, que acompanhou a história da primeira revista em quadrinhos em cores, exaltando seu pioneirismo e seus temas de sustentabilidade e inclusão social.

     

     

     

     

    Tópicos