Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Raye quebra recorde no maior prêmio da música britânica

    Raye ganhou seis prêmios, incluindo o de artista do ano e álbum do ano por "My 21st Century Blues"

    Marie-Louise Gumuchianda Reuters

    A cantora e compositora Raye foi a grande vencedora no Brit Awards, a maior noite da música britânica, no sábado (2), estabelecendo um novo recorde de prêmios em uma única noite na cerimônia anual.

    Raye ganhou seis prêmios, incluindo o de artista do ano, álbum do ano por “My 21st Century Blues” e música do ano por “Escapism”.

    Aos 26 anos, ela também triunfou na categoria de gênero para ato de R&B e foi nomeada melhor artista revelação. Seu total de sete indicações quebrou o recorde de mais nomeações por um único artista em um ano, de acordo com os organizadores da cerimônia anual, a British Phonographic Industry (BPI).

    Raye, que se separou de sua gravadora em 2021 para trabalhar como artista independente depois que disse que a gravadora havia retido seu álbum de estreia, começou as celebrações precoces esta semana, quando foi nomeada Compositora do Ano do Brits. Ela é a primeira mulher a ganhar o prêmio desde o seu lançamento em 2022.

    “Vocês simplesmente não entendem o que isso significa para mim”, disse Raye emocionada em seu discurso de aceitação para o prêmio de álbum do ano, enquanto estava ao lado de sua avó, a quem também agradeceu por “suas orações”.

    “Estou muito orgulhosa deste álbum. Sou apaixonada por música. Tudo o que sempre quis ser foi uma artista e agora sou uma artista com um álbum do ano.”

    Jungle ganhou o prêmio de grupo do ano, enquanto a banda de rock Bring Me the Horizon venceu a categoria de performance alternativo/rock, derrotando nomes como Blur e The Rolling Stones.

    Blur, que tinha três indicações, saiu de mãos vazias.

    Dua Lipa, que também tinha três indicações, ganhou o prêmio de melhor artista pop.

    Mais da metade, 55%, das indicações deste ano apresentavam mulheres – seja como artista solo ou como parte de um grupo formado apenas por mulheres, disse a BPI.

    Artista do ano é uma categoria neutra em termos de gênero agora, contando com 10 indicados após os organizadores dobrarem seu número após uma reação sobre uma lista exclusivamente masculina de concorrentes no ano passado.

    A cantora americana SZA venceu a categoria de artista internacional do ano neutra em gênero, que também agora conta com 10 indicados, derrotando nomes como Taylor Swift e Miley Cyrus. Esta última ganhou a música internacional do ano por seu sucesso “Flowers”.

    A banda de rock indie boygenius ganhou o prêmio de grupo internacional do ano.

    Antes dos prêmios, Kylie Minogue foi nomeada Ícone Global do BRITs deste ano, enquanto a banda de rock indie The Last Dinner Party foi revelada como vencedora do prêmio de estrela em ascensão.

    Veja aqui a lista de vencedores.

    Tópicos