Raro modelo de espaçonave de Star Wars é encontrado e pode valer mais de R$ 1,9 milhões
Usado nas filmagens da batalha final de “Star Wars: Episódio 4 – Uma Nova Esperança”, enquanto a Aliança Rebelde luta contra o Império acima da Estrela da Morte, o modelo “representa o auge dos artefatos de Star Wars que já chegaram ao mercado”, disse a casa de leilões


Um modelo de um caça X-wing há muito tempo perdido, usado no filme “Star Wars”, produção original de 1977, está em leilão, com preço inicial de R$ 1,9 milhões.
Usado nas filmagens da batalha final de “Star Wars: Episódio 4 – Uma Nova Esperança”, enquanto a Aliança Rebelde luta contra o Império acima da Estrela da Morte, o modelo “representa o auge dos artefatos de Star Wars que já chegaram ao mercado”, disse a casa de leilões Heritage Auctions.
As duas alas superiores do caça são pintadas com uma única faixa vermelha, identificando-o como o “Líder Vermelho” do esquadrão.
O modelo faz parte de uma coleção que pertenceu ao falecido Greg Jein, fabricante de miniaturas indicado ao Oscar e ao Emmy, conhecido por seu trabalho em “Star Trek” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, e será leiloado em outubro.
Há muito conhecido como “o X-wing desaparecido”, ele foi descoberto por uma equipe de especialistas em efeitos visuais, incluindo Gene Kozicki (“Face/Off” e “Flight of the Phoenix”), enquanto ajudavam a família de Jein a vasculhar sua coleção.
“Este modelo não foi exibido ou modificado desde que saiu da ILM (empresa de efeitos visuais Industrial Light & Magic)”, disse Kozicki. “Para aqueles de nós que cresceram nos anos 70 ou 80, e aqueles de nós que trabalham com efeitos visuais, este modelo é um achado tão significativo quanto os chinelos vermelho rubi ou o Falcão Maltês.”
A miniatura 1:24 foi um dos quatro modelos de “heróis” construídos para filmar close-ups em momentos-chave durante a batalha espacial, inclusive em tomadas durante a corrida pela trincheira enquanto a frota rebelde tenta destruir a Estrela da Morte.
Star Wars, Pokémon e Hello Kitty: veja 15 pinturas de avião bem diferentes
- 1 de 15Avião Beluga, da Airbus, recebeu pintura da boca e olhos para ficar ainda mais parecido com uma baleia
- 2 de 15Pintura do A380 da companhia aérea japonesa ANA consumiu 3.300 litros de tinta
- 3 de 15Companhia aérea ANA tem diversos aviões com pinturas temáticas do Pokemon
-
- 4 de 15Aérea japonesa também tem diversos aviões com pintura temática de Star Wars
- 5 de 15Avião da brasileira Azul tem 58 cores diferentes e desenho que remete à fauna e flora brasileiras
- 6 de 15Brussel Airlines utiliza temas com personagens típico da Bélgica
-
- 7 de 15Avião da EVA Air com tema da Hello Kitty
- 8 de 15Grafiteiros brasileiros osgemeos pitaram um Boeing 737 da Gol
- 9 de 15Brasileira Latam tem um Boeing 777 com pintura de Star Wars
-
- 10 de 15Avião da companhia aérea Southwest recebeu pintura da balei Shamu em promoção do parque Sea World
- 11 de 15Avião de demonstração da fabricante Embraer com pintura de um tubarão
- 12 de 15United Airlines é outra aérea com pintura de Star Wars
-
- 13 de 15Boeing 747 da Virgin Atlantic com a pintura da nave Millennium, de Star Wars
- 14 de 15A área canadense com pintura em parceria com a Disney
- 15 de 15Personagem do filme Frozen estampou avião da WestJet
-
Vários modelos “piro” também foram construídos de acordo com um design muito mais simples, que poderia então ser ampliado, enquanto os quatro modelos “heróis” apresentavam pinturas complexas, asas que se abriam em “Posição de Ataque”, um piloto em miniatura, fiação interna para luzes de energia dentro da nave espacial, bem como detalhes minuciosos, como marcas de explosão e calor abrasador ao redor dos bicos de exaustão.
Eles foram projetados pela equipe vencedora do Oscar Industrial Light & Magic de acordo com as especificações básicas do diretor George Lucas, que queria criar formas distintas para a batalha climática, para que o público pudesse distinguir entre a Aliança Rebelde e o Império.
Kozicki disse ao Hollywood Reporter que não está claro como Jein obteve esse modelo, especulando que às vezes ele obtinha itens para trocar por outra coisa mais tarde.
Veja também: México tem desfile em homenagem à saga “Star Wars”
“’Contatos Imediatos de Terceiro Grau’, de Steven Spielberg, e ‘Star Wars’ estavam sendo feitos quase ao mesmo tempo e com um grupo de pessoas sobreposto”, disse Kozicki. “E naquela época ninguém, nem mesmo Steven Spielberg e George Lucas, poderia prever o impacto que esses filmes teriam na indústria ou no zeitgeist cultural.”