Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem foi MC Daleste, funkeiro que teve história contada em documentário

    Série sobre o cantor assassinado em cima do palco no auge de sua carreria estreou nesta sexta-feira (23)

    O assassinato de MC Daleste não foi esclarecido até hoje.
    O assassinato de MC Daleste não foi esclarecido até hoje. Reprodução/ Instagram

    Fernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    A série documental “MC Daleste — Mataram o Pobre Loco” estreou no Globoplay nesta sexta-feira (23) e conta a história de um dos MCs mais conhecidos do funk paulista, assassinado no auge de sua carreira ao levar um tiro em cima do palco enquanto se apresentava.

    Daniel Pellegrini, nome de batismo do cantor, morreu em 2013, após ser alvo de dois tiros enquanto fazia um show em Campinas, no interior de São Paulo. O assassinato do cantor segue sem esclarecimentos até hoje.

    A cena, presenciada por milhares de fãs do funkeiro que estavam em seu show, foi registrada e viralizou na internet logo após sua morte.

    O processo criminal de quase mil páginas, arquivado em 2015 e novamente em 2019, serve de base para a série documental. Segundo a produção, a Justiça investigava desde o envolvimento de Daleste com namoradas de traficantes até uma possível participação da própria polícia.

    A série revela duas novas testemunhas que não foram ouvidas pela investigação na época que o crime ocorreu.

    Quem foi MC Daleste?

    Daniel Pellegrini nasceu em 1992, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo, região de onde levou também o nome artístico Daleste.

    O cantor começou sua carreira artística aos 16 anos, em 2008, e alguns de seus primeiros sucessos foram “Bonde dos Menor”, “Bonde dos Menor 2” e “Apologia”.

    No entanto, pouco tempo depois, MC Daleste passou a fazer funk ostentação, se tornando um dos primeiros e principais artistas a popularizar o gênero. Suas músicas mais conhecidas são dessa época: “Ostentação Fora do Normal”, “Angra dos Reis”, “Mais Amor, menos Recalque”, “Gosto Mais do Que Lasanha”, “Quem É?”, “Menina de Vermelho” e “São Paulo”.

    O funk ostentação surgiu em São Paulo, com letras que exaltavam o consumo e a ostentação de bens e dinheiro. Os MCs cantavam sobre carros de luxo, joias, viagens, bebidas caras e mulheres.

    O assassinato de Daleste, inclusive, ajudou a popularizar o gênero, já que ele foi uma das personalidades mais buscadas no ano de sua morte.

    O MC estava no auge de sua popularidade quando foi assassinado em 2013, durante uma apresentação em uma quermesse do CDHU San Martin, em Campinas.

    Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas morreu na madrugada do dia seguinte.