Quem é Rodrigo Ternevoy? Ator brasileiro está no elenco de “Pedido Irlandês”
Nascido em São Paulo, o artista é estrela de uma novela irlandesa e estará em filme ao lado de Danton Mello
O longa “Pedido Irlandês” não marcou somente a volta de Lindsay Lohan para as grandes produções de Hollywood, como também marcou a estreia do ator brasileiro Rodrigo Ternevoy em um filme da Netflix.
Apesar de ainda não ser um nome tão conhecido no Brasil, durante muitos anos, ele fez parte da novela irlandesa “Fair City”, produção de sucesso, transmitida pela RTÉ One desde 1989.
Aos 40 anos de idade, o artista nascido e criado em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, viu sua vida ser transformada após um intercâmbio para a Irlanda.
Muito antes de se tornar ator, Rodrigo se formou em administração financeira e iniciou sua carreira trabalhando em um banco, onde ficou cerca de cinco anos.
Ainda que trabalhasse em uma multinacional, Ternevoy não tinha nenhuma familiaridade com o inglês. Foi quando uma diretora lhe aconselhou a fazer um intercâmbio para aprender o idioma.
“Ela me falou que eu precisava saber falar inglês, por ser um banco americano. Ela ficava me incentivando a fazer o intercâmbio”, relembra Rodrigo em conversa com a CNN.
Chegada na Irlanda
Por conta da facilidade do visto, o artista escolheu, então, o país localizado no norte da Europa. Ao chegar lá, além de estudar outra língua, ele ainda ingressou na pós-graduação de contabilidade financeira e internacional.
Foi neste período que Rodrigo Ternevoy conheceu seu atual marido, David Campbell. “A vida muda assim, do nada”, afirma.
Já sem pretensões de retornar ao Brasil, apaixonado pela Irlanda, ele começou a trabalhar em sua área de formação. Até que aos 28 anos uma nova mudança aconteceu.
“Quando eu tinha 28 anos de idade, eu resolvi que eu já não estava mais feliz, faltava alguma coisa, algo me chamava”, diz Rodrigo. Foi neste momento que ele considerou resgatar um antigo sonho: se tornar ator.
Apesar de nunca ter recebido nenhum incentivo artístico enquanto morava no Brasil, o paulista enxergou uma nova oportunidade na Irlanda, ao perceber que por lá as pessoas acreditam não existir idade para aprender uma nova profissão.
“Eu comecei a ver que aqui na Irlanda o negócio era diferente, não tinha idade. As pessoas lá consomem muito teatro, muita literatura, elas leem muito. Acho que isso começou a borbulhar dentro de mim”, explica.
“E aí eu me joguei! Decidi não trabalhar mais naquela empresa que eu estava como auditor há alguns anos. Escolhi seguir a atuação, larguei tudo, literalmente, e fui para a escola de drama, que me formei em 2015”.
Estrela das novelas irlandesas
A partir disso, tudo aconteceu de forma muito rápida. Seis meses após se formar, Rodrigo realizou um teste para a novela “Fair City”, uma das produções mais assistidas da Irlanda. No entanto, a primeira resposta foi negativa.
“Era por um papel que, a princípio, ia ficar na novela três semanas. Era um refugiado da Síria”, relembra. No entanto, pouco tempo depois a ideia do novo personagem foi descontinuada e Rodrigo dispensado por ser “novo demais”. Apesar disso, seu nome continuou no sistema da emissora.
“Eu estava programando para me casar e, foi em 2016, quando eu estava em lua de mel lá em Santorini, na Grécia, que eu recebi uma ligação da minha agente falando que eles tinham escrito um papel para mim, do zero”, diz o ator, relembrando o sentimento de surpresa.
Ainda de acordo com o artista, o papel havia sido inspirado em características que os produtores da novela notaram nele durante o teste. “Fiquei super lisonjeado”, afirma.
Diferente das novelas brasileiras, as produções irlandesas ficam no ar durante muitos anos consecutivos, sempre acrescentando novas tramas ao universo criado por sua história. No caso de “Fair City”, a novela está há 35 anos sendo transmitida.
Na trama, Rodrigo Ternevoy interpretou durante cinco anos o personagem Cristiano San Martin, um imigrante chileno, parte da comunidade LGBTQIAPN+.
Para o ator, tanto tempo atuando em uma produção foi praticamente como uma faculdade, visto que a rotina intensa das gravações da novela fez com que ele amadurecesse profissionalmente.
“Quando eu entrei ele [o personagem] era todo felizão, alegre, piadista, engraçado, mas ao longo dos cinco anos o que a novela quer o é drama”, explica Rodrigo, que ainda relembrou uma das tramas mais marcantes de seu personagem, que sofreu violência doméstica dentro de uma relação LGBTQIAPN+.
“Foi a primeira vez que lá na Irlanda, um país super católico, eles falaram sobre isso. Foi algo muito forte, além de ter sido a maior audiência nos últimos dez anos da novela”, afirma o ator.
Foco no Brasil
Em 2022, quando já era reconhecido entre o público irlandês por ser trabalho, Rodrigo Ternevoy decidiu deixar a novela e ir em busca de novas oportunidades. “Foi uma experiência maravilhosa, mas no finalzinho eu já estava sentindo que cinco anos era tempo suficiente para eu aprender aquela técnica”.
Porém, tomar a decisão de deixar a novela depois de mais de 400 capítulos gravados não foi algo fácil. Para sorte de Rodrigo, ele contou com o apoio de seu marido, que trabalha como professor de Oxford, na Inglaterra.
“Acho que ele acredita muito mais em mim do que eu acredito em mim mesmo”, afirma o artista, que teve o incentivo de David para correr atrás do seu sonho de atuar em produções brasileiras. “Eu morro de vontade de fazer novela no Brasil”, revela Rodrigo Ternevoy.
Sempre buscando oportunidades nas produções de seu país de origem, o ator confessou que quase chegou a fazer parte de uma delas, mas de última hora a escalação não deu certo.
No entanto, no mesmo ano em que deixou “Fair City”, o artista entrou para o elenco do filme brasileiro “O Velho Fusca”, previsto para ser lançado em 2025 e que conta com nomes como Danton Mello, Tonico Pereira, Cleo, Caio Manhente e Christian Malheiros no elenco.
Além de ter sido uma experiência que o colocou ao lado de nomes que ele admira, o longa foi o primeiro filme que Rodrigo atuou em português — algo que, segundo ele, não foi tão simples assim.
“Não foi fácil porque eu aprendi tudo [sobre atuação] em inglês e já não uso mais o português no meu dia a dia. Demorou uma semana para eu começar a pegar no tranco”, relembra.
Teste da Netflix e trabalho com Lindsay Lohan e Ed Speleers
Enquanto finalizava as gravações de “O Velho Fusca”, Rodrigo Ternevoy foi surpreendido com a ligação de sua agente, sobre um filme da Netflix que seria filmado na Irlanda: “Pedido Irlandês”.
Apesar de ser um papel pequeno, o ator não desperdiçou a oportunidade de tentar o trabalho no streaming — ainda que não acreditasse que passaria no teste, por estar com o cabelo azul devido ao personagem do longa brasileiro.
No entanto, seu talento chamou a atenção dos produtores, que apenas pediram para que ele retornasse a cor de seu cabelo natural. Ainda de acordo com Rodrigo, uma das produtoras do filme o garantiu: “A cena é pequena, mas é memorável”.
E assim foi. Além de ter conhecido brevemente Lindsay Lohan, que marcou o seu retorno para Hollywood através do longa em que também foi produtora executiva, o brasileiro teve uma grande troca com Ed Speleers.
“Lindsay eu conheci no aeroporto. Ela é simpática, profissional e sorridente. Dava para ver que ela estava bem tranquila e feliz com a produção. Eu acho ela maravilhosa, não só linda, porque ela é realmente linda, mas uma profissional e super boa atriz”, afirma Rodrigo.
Por sua vez, o ator que também esteve presente nas séries “Downton Abbey” e “Você”, foi descrito pelo paulista como um cara mais centrado — o típico inglês.
Ao interpretar o funcionário de uma livraria local, Rodrigo contracenou diretamente com Ed Speleers e marcou em sua memória a troca que teve com o artista.
Quando a cena estava prestes a ser gravada, o ator inglês fez questão de realizar um ensaio para saber quais seriam as falas de Ternevoy. “Isso mostrou muito o profissionalismo e que ele quer que o outro ator esteja tão tranquilo quanto ele está se sentindo. Achei isso genuíno”.
Próximos passos na carreira de Rodrigo Ternevoy
Construindo aos poucos seu nome como ator fora das novelas irlandesas, Rodrigo Ternevoy também adiantou à CNN que em breve estreará em uma produção do Disney+. “É um drama, uma produção Inglesa. Gravamos diversas cenas aqui em Londres, em Oxford, mas também gravamos na Espanha. Acredito que será lançado lá para meados de 2025”.
Ainda que não possa revelar muitos detalhes, o ator garantiu: “O que eu posso dizer é que é uma série que, embora seja gravado fora, acho que todo mundo que assistir vai encher o coração de emoção, porque é uma história muito bonita”.