Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é Karla Sofía Gascón, primeira atriz trans indicada ao Oscar?

    Espanhola faz história com nomeação ao prêmio da Academia por "Emilia Pérez" ao Oscar; saiba quem é atriz

    Da CNN*

    Após se tornar a primeira pessoa trans a receber um prêmio em Cannes, Karla Sofía Gascón, 52, foi indicada nesta quinta-feira (23) ao Oscar. Por seu trabalho em “Emilia Pérez“, ela foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, tornando-se a primeira mulher trans a alcançar essa conquista.

    Veja a lista completa de indicações ao Oscar 2025.

    Nascida em 1972, em Alcobendas na Espanha, Sofía Gascón nasceu como Carlos Gascón. Ela estudou teatro e iniciou sua carreira no final dos anos 1980, com um papel na revista musical “El Águila de Fuego“.

    Mais tarde, atuou em séries de televisão como “El Súper“, “El Pasado Es Mañana” e “Calle Nueva“. Gascón mudou-se para o México em 2009, onde participou da novela “Corazón Salvaje“.

    Em 2013, ela protagonizou “Nosotros Los Nobles“, o filme de maior bilheteria do cinema mexicano, e seguiu para a premiada série “El Señor de Los Cielos“.

    Karla Sofía Gascón em "Emilia Pérez"
    Por “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón é uma das favoritas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz • Divulgação

    Em 2018, Gascón voltou para a Espanha e iniciou sua transição de gênero. Pouco depois, retornou ao México, onde participou da edição local do MasterChef Celebrity e da série “Rebeldes“.

    Nessa época, também publicou um romance semiautobiográfico, “Karsia: Una Historia Extraordinaria”, e continuou sua carreira.

    As semelhanças entre Gascón e sua personagem no musical “Emilia Pérez” não param em sua transição de gênero ou na ligação com o México. Assim como no filme, a atriz tem uma família – sua esposa, Marisa, que conheceu aos 19 anos, e a filha do casal, atualmente com 13 anos.

    Diferentemente da história na tela, no entanto, Gascón permanece junto de sua família. “São elas, minha mulher e minha filha, que aguentam minhas loucuras todos os dias”, declarou em seu discurso em Cannes.

    *Com informações da CNN Portugal

    Tópicos