Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é Awkwafina, atriz e rapper que está fazendo sucesso em Hollywood

    Ela foi a primeira pessoa de ascendência asiática a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro

    Marina Toledoda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='9792946' html_id_prefix='featured_' ]

    A atriz e rapper norte-americana Awkwafina, 36, esteve em diversos filmes nos últimos anos, sendo uma das estrelas ou emprestando a voz para personagens. Em 2020, ela se tornou a primeira pessoa de ascendência asiática a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro.

    Seu próximo lançamento chega ao Prime Video na quinta-feira (15). Ela protagoniza o novo filme de Paul Feig (“Missão Madrinha de Casamento” e “Um Pequeno Favor”), “Jackpot: Loteria Mortal”, ao lado de John Cena e Simu Liu.

    Nascida em Nova York, nos Estados Unidos, filha de uma mãe sul-coreana e de um pai sino-americano, Nora Lum frequentou a tradicional escola de música e artes cênicas LaGuardia. Ela morou dois anos em Pequim, na China, onde estudou mandariam. Formou-se em jornalismo e estudos femininos na Universidade Estadual de Nova York, onde adotou o nome artístico Awkwafina.

    A carreira artística começou no rap, aos 13 anos. Ela começou a produzir música com um aplicativo de celular e compartilhava nas redes sociais. Em 2012, “My Vag” viralizou no YouTube. Dois anos depois, lançou “Yellow Ranger”, seu primeiro álbum. No mesmo ano, ela subiu ao palco do Festival Supreme ao lado de Tenacious D. Em 2016, parte de sua história foi contada no documentário “Bad Rap”.

    No mesmo período, já conhecida por um seleto grupo na internet, Awkwafina estreou na TV e participou de seis episódios do reality show “Girl Code”. Em 2015, ela se tornou uma das apresentadoras do spin-off, “Girl Code Live”. Em 2016, ela fez sua estreia nas telonas com um papel secundário na comédia “Vizinhos 2”, além de dublar um dos personagens de “Cegonhas”.

    De lá para cá, Awkwafina passou a ser um rosto e voz frequentes nos cinemas. Em 2018, ela estrelou três filmes: “Dude – A Vida é Assim”, “Oito Mulheres e um Segredos” e Podres de Ricos. No ano seguinte foram cinco produções: “Paradise Hills”, “Between Two Ferns: O Filme”, “Jumanji 2”,“Angry Birds 2: O Filme” (dublagem) e “A Despedida”, título que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro.

    Suas últimas aparições nos cinemas foram no filme do Universo Cinematográfico da Marvel “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, ao lado de Simu Liu, e “Quiz Lady”, com Sandra Oh.

    “A Despedida” (2019) / Divulgação

    Nos últimos anos, ela se tornou um nome recorrente em dublagens de animações. Produções como “Bob Esponja: O Incrível Resgate”, “Os Caras Malvados”, “Raya e o Último Dragão”, “A Pequena Sereia”, “Patos!” e “Kung Fu Panda” contam com seu nome nos créditos.

    Em 2020, ela lançou o sitcom “Awkwafina is Nora from Queens”, em que atua como protagonista, produtora executiva e roteirista. A produção já conta com três temporadas. A última foi ao ar em 2023.

    Tópicos