“Priscilla”, “Ferrari” e “Saltburn” ficam fora do Oscar; veja os esnobados
Filmes de três diretores veteranos na premiação não receberam indicações na 96ª edição do principal prêmio do cinema
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (23) os indicados ao Oscar 2024 – veja a lista completa – e surpreendeu ao deixar alguns títulos e nomes fora da disputa.
Muitas vezes as indicações podem ser previstas baseando-se nas demais premiações da temporada ou por como o filme foi recebido pela crítica, mas nem sempre todas as produções esperadas conseguem o triunfo.
É o caso de “Priscilla”, “Ferrari”, “Saltburn” e mais, que concorreram em outras premiações, como Globo de Ouro e Critics Choice Awards, mas não conseguiram chegar até a principal da indústria cinematográfica.
Para lembrar os “esquecidos” no Oscar deste ano, a CNN uma listou alguns longas que passaram despercebidos pela Academia.
Os esnobados do Oscar 2024
- Priscilla
O mais novo longa da vencedora do Oscar Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”) não chamou a atenção da Academia, recebendo 0 indicações para o Oscar 2024.
A produção foi exibida pela primeira vez no Festival de Veneza, concorrendo ao Leão de Ouro e consagrando Cailee Spaeny como Melhor Atriz. Nas demais premiações da temporada, o filme acabou recebendo uma ou outra indicação.
No Rotten Tomatoes, o principal agregador de crítica de filmes, o título recebeu uma aprovação de 84% da crítica especializada.
O filme mostra o primeiro encontro entre a jovem Priscilla Beaulieu (Cailee Spaeny) e Elvis Presley (Jacob Elordi) em uma festa. Ele, que já era uma estrela do rock, torna-se alguém completamente inesperado em momentos de privacidade para ela: um amante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável.
Por meio dos olhos de Priscilla, Coppola conta o lado oculto de um grande mito norte-americano durante o seu longo namoro e casamento turbulento, desde uma base militar alemã até sua propriedade dos sonhos em Graceland.
- Saltburn
Febre nas redes sociais, o longa de Emerald Fennell, que venceu seu primeiro Oscar em 2021 por “Bela Vingança”, foi esnobado pela Academia.
O longa foi indicado para diversas categorias no Globo de Ouro, Critics Choice Awards e Bafta, além de ter recebido uma aprovação de 71% da crítica especializada.
O suspense psicológico acompanha o estudante Oliver Quick (Barry Keoghan) que luta para encontrar seu lugar na faculdade Oxford e se vê atraído para o mundo do charmoso e aristocrático Felix Catton (Jacob Elordi) que o convida para passar um verão em Saltburn, a extensa propriedade de sua excêntrica família.
Oliver, um leitor perspicaz de inseguranças, aproxima-se da família tradicional britânica e percorre os corredores da casa de campo de uma forma que não deixa claro se pretende um dia possuí-la ou fazer com que tudo desmorone.
- Ferrari
Apesar de ter passado despercebido nas premiações, há que apostasse na indicação de Penélope Cruz como Melhor Atriz Coadjuvante ou de Melhor Som, como no Bafia.
A produção do cineasta Michael Mann, que já que foi indicado ao Oscar por “O Informante”, recebeu uma aprovação de 72% no Rotten Tomatoes.
Ambientado em 1957, em Modena, na Itália, a trama se passa num período-chave da vida do antigo piloto de corridas, Enzo Ferrari (Adam Driver), à medida que ele tenta superar a morte de seu filho, luta para manter sua empresa e procura dominar as pistas.
Para tentar salvar seu negócio, ele decide participar da Mille Miglia, uma corrida exaustiva de 1.000 milhas pela Itália. E, enquanto se preocupa com sua carreira, Enzo ainda tem que lidar com um casamento em crise.
- Todos Nós Desconhecidos
O romance gay de Andrew Haigh passou despercebido pela Academia. Apesar de ter conquistado diversas indicações no Bafta, uma nomeação por Roteiro no Critics Choice e uma de atuação no Globo de Ouro, o título não concorre ao Oscar em nenhuma categoria.
A trama acompanha Adam (Andrew Scott), um autor solitário de 40 anos, que se apaixona por seu vizinho Harry (Paul Mescal). À medida que o relacionamento deles se desenvolve, ele é misteriosamente atraído de volta à casa onde cresceu, abandonada por sua família há muito tempo.
- Air: A História Por Trás da Logo
Presente nas demais premiações, o filme que voltou a reunir os amigos de longa data Ben Affleck e Matt Damon ficou de fora da disputa do Oscar. A produção teve a maior aprovação dessa lista no Rotten Tomatoes, com 93%.
O título conta a história da criação de um dos maiores sucessos da história da Nike: o tênis Jordan.
A trama, baseada em uma história real, acompanha a busca de um funcionário da empresa pelo novato no basquete Michael Jordan, com o objetivo de firmar uma parceria, que viria a revolucionar o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
- Estranha Forma de Vida
O curta do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, estrelado por Ethan Hawke e Pedro Pascal, não foi considerado para a premiação.
A história acompanha Silva (Pascal), que atravessa o deserto a cavalo para visitar seu amigo, o xerife Jake (Hawke), após 25 anos. Eles comemoram o encontro, mas na manhã seguinte Jake diz a ele que o motivo de sua viagem não é para lembrar a amizade deles.
- Super Mario Bros. – O Filme
A segunda maior bilheteria de 2023 ficou de fora da disputa do Oscar.
O filme é baseado na série de videogames homônima. Na trama, Mario e Luigi vão parar no famoso mundo dos cogumelos, governado pela princesa Peach, precisando defendê-lo das ameaças do icônico Bowser, que faz de tudo para conseguir reinar todos os lugares.
- Wish: O Poder dos Desejos
A Disney não conseguiu emplacar “Wish: O Poder dos Desejos” no Oscar 2024. A animação é dos mesmos criadores de um dos maiores sucessos do estúdio: “Frozen”.
No mundo mágico de Rosas, Asha faz um desejo poderoso que é atendido por uma força cósmica: uma pequena esfera de energia ilimitada chamada Star. Juntas, elas farão de tudo para salvar a comunidade do governante Rei Magnifico e provar que, quando um ser humano corajoso se une à energia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.
Veja também: os indicados à Melhor Filme no Oscar 2024
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5852038″ title_galeria=”Veja os indicados ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024″/]