Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Preta Gil aparece pela primeira vez após cirurgia para retirada de tumor

    A cantora está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde domingo (13)

    Preta Gil recebeu o diagnóstico de tumor no intestino em janeiro deste ano
    Preta Gil recebeu o diagnóstico de tumor no intestino em janeiro deste ano Reprodução/Preta Gil/Instagram

    Caroline Ferreiracolaboração para a CNN

    São Paulo

    A cantora Preta Gil apareceu pela primeira vez nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (18), após o procedimento cirúrgico para a retirada de um tumor no intestino na quarta-feira (16).

    No Instagram, a artista de 49 anos compartilhou uma foto recebendo os cuidados médicos, enquanto está deitada na cama do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com uma sonda no nariz.

    Preta Gil passou por cirurgia para retirada de um tumor no intestino na última quarta-feira (16) / Reprodução/Preta Gil/Instagram

    Na quinta-feira (17), Flora Gil, mulher do pai de Preta, Gilberto Gil, atualizou o estado de saúde da cantora.

    “Do jeito que ela gosta, cercada de amor e confiança. Logo Preta vai mandar notícias. Mas agora é só agradecer por ter corrido tudo bem e ter dado tudo certo”, publicou a madrasta da artista em seu perfil no Instagram.

    Mais tarde, a equipe da cantora também compartilhou o boletim médico atualizado. “A cirurgia transcorreu sem intercorrências e, no momento, encontra-se acordada, em bom estado geral, com parâmetros clínicos normais em cuidados pós-operatórios em Unidade de Terapia Intensiva”, diz trecho do comunicado.

    Preta Gil teve o diagnóstico do câncer colorretal em janeiro deste ano. Em março, a cantora sofreu uma septicemia, fruto de uma infecção pelo cateter da quimioterapia, em que ela passou por quatro horas de perda de consciência, reanimação e 20 dias de UTI.

    Entenda como é feito o procedimento cirúrgico

    À CNN, a médica Luiza Dib, oncologista e Coordenadora da Pesquisa Clínica do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, detalhou como o tumor de intestino se desenvolve no corpo e como é feito a cirurgia para sua retirada.

    Segundo médica, os tumores no intestino são originados de pólipos, lesões benignas que não dão sintomas aos pacientes, mas que ainda assim precisam de prevenção.

    De acordo com a especialista, existem duas opções de cirurgia para a retirada do tumor no intestino, também conhecido como câncer de cólon, em estágio avançado.

    “A cirurgia pode ser feita por via tradicional, que chamamos de via aberta, aquela que possui cortes, mas cada vez mais é utilizada a videolaparoscopia, cirurgia feita por vídeo e em alguns casos recebe até auxílio de robô”, explicou Dib.

    Ainda conforme a médica, o procedimento realizado por vídeo possui uma vantagem perante a tradicional. “A vantagem da operação por vídeo é uma recuperação mais rápida do paciente, já que as incisões cirúrgicas são feitas com cortes pequenos”, completou.

    As condições pós-operatórias deste tipo de cirurgia costumam ser favoráveis aos pacientes, mesmo que haja limitações e adaptações.