Salvador cancela Carnaval em fevereiro; nova data só com vacina disponível
A nova data para a festa vai depender da disponibilização da vacina; calendário ainda será discutido
A Prefeitura de Salvador anunciou nesta sexta-feira (27) que o Carnaval 2021 na capital baiana não ocorrerá em fevereiro. A decisão, tomada por causa da pandemia do novo coronavírus, foi anunciada pelo prefeito ACM Neto.
“O Carnaval de Salvador neste momento está suspenso”, disse o prefeito. “Não teremos o Carnaval em fevereiro. Tudo vai depender de termos ou não uma vacina acessível a todos no Brasil.”
“A possibilidade de o Carnaval acontecer em 2021 está condicionada à existência de uma vacina acessível a todos”, continuou. Segundo ACM Neto, ainda não há data prevista e não há prazo estabelecido para a definição da festa.
Leia também:
No Rio de Janeiro, doações sustentam carnavalescos durante a pandemia
Com a vacina, de acordo com ACM, então será possível que “os prefeitos das maiores cidades do Brasil se unam para decidir a realização do Carnaval em outro momento.”
Segundo o órgão municipal, foi registrado um aumento no número de casos, sendo crescimento de 21% somente na última semana epidemiológica. “A situação não está fora de controle”, reforçou o prefeito.
“A segunda onda ainda não chegou em Salvador”, continuou, “mas os casos estão subindo e em situação de atenção”.
De acordo com boletim epidemiológico da Covid-19 atualizado na quinta-feira (26), a capital baiana registrou 96.618 casos confirmados e 2.726 mortes em decorrência da doença. Já a ocupação de leitos de UTI adulto está em 65%, enquanto os leitos clínicos estão 71% ocupados.
Bruno Reis, prefeito eleito no primeiro turno das eleições municipais deste ano, também estava presente no pronunciamento.