Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Plural

    PerifaCon marca presença na CCXP22

    Com o tema “Construindo Pontes, Derrubando Muros”, PerifaCon leva 20 artistas das periferias de São Paulo para a Comic-Con Experience deste ano.

    Amanda Alvesda CNN , São Paulo

    A PerifaCon, primeira convenção de cultura nerd da favela, vem conquistando espaço e dando voz a grandes talentos das periferias de São Paulo. Sua participação na CCXP22 conta com um estande exclusivo.

    Para a sócia-fundadora da PerifaCon e embaixadora da CCXP, Andreza Delgado, o evento nasce da oportunidade de mostrar às pessoas que nas favelas se consome cultura geek e também se produz.

    “A PerifaCon cumpre um papel muito importante. Ela traz essa discussão de que a gente não cabe numa caixinha só. A gente tá lendo quadrinho e produzindo o quadrinho”, afirma.

    A iniciativa teve a primeira edição em 2019, com o objetivo de levar o universo geek para as periferias de São Paulo. Em sua segunda edição, realizada em julho deste ano, reuniu mais de 10 mil pessoas e gerou mais de mil empregos.

    “Quando eu escuto que a PerifaCon mudou a vida de alguém é muito gratificante. Vale a pena falar dessa galera que não tinha visibilidade, que não tinha um espaço para produzir, expor e vender o seu trabalho, agora eles têm. Fizemos algumas parcerias importantes para que artistas das periferias pudessem expor na CCXP22 e gerar renda para eles”, enfatiza. 

    PerifaCon leva 20 artistas das periferias de São Paulo para a CCXP22. / Foto: Tassio Yuri

    “Tudo que eu posso conectar à periferia, seja em qualquer trabalho que a gente faça ou uma marca que nos procure, é a minha missão dar voz. Para ser sincera, ano que vem eu quero o palco PerifaCon na CCXP”, finaliza.

    Identidade e pertencimento

    Para muitos artistas que estão apresentando o seu trabalho na CCXP22, o momento é de muito orgulho e valorização.

    “Diversidade e representatividade são necessárias, principalmente em um evento que tem essa proporção e alcance. Me sinto muito feliz em fazer parte dessa edição”, diz Renato Lima, mais conhecido como Well Renato. 

    Well Renato (@wellrenato) estará no Paco Bentô neste domingo (4). / Foto: João Aiolfi

    O artista, que irá participar do Palco Bentô neste domingo (4), afirma que a representatividade importa, pois nem todos se veem em lugares de pertencimento. “Ter pessoas como eu, negro, gordo e lgbt em lugares importantes é muito representativo”, conclui.

    A CCXP22 termina neste domingo (4) no São Paulo Expo. Os ingressos do 3º lote ainda estão disponíveis no site

    Tópicos