Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Pandemia nos resgata a ideia de projetos coletivos’, diz urbanista Ciro Pirondi

    Arquiteto foi o convidado do CNN Nosso Mundo e avaliou como a pandemia do novo coronavírus afeta o futuro das cidades no Brasil e no mundo

    Da CNN, em São Paulo

    O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (26) entrevistou o arquiteto e urbanista Ciro Pirondi, que avaliou como a pandemia do novo coronavírus afeta o futuro das cidades no Brasil e no mundo. Na avaliação do especialista, as construções humanas têm problemas de bem antes da Covid-19, mas a pandemia os escancarou. 

    Nos próximos 30 anos, a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas, um aumento de 26% em relação aos 7,7 bilhões atuais. Metade do planeta vive hoje em áreas urbanas, e essa proporção deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

    Pandemia nos resgata a ideia de projetos coletivos

    Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista

     

    Para Pirondi, que tem boa parte dos seus estudos dedicada à revitalização de áreas públicas degradadas, “é hora de revermos a ocupação das nossas cidades” e também o transporte público coletivo. 

    A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos

    Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista

    Os desafios de viver nos grandes centros urbanos são enormes, como problemas ambientais, mobilidade e desigualdade, por exemplo. O último Fórum Econômico Mundial trouxe à tona a necessidade de repensarmos o futuro das nossas cidades, principalmente, após a pandemia.

    “A cidade precisa de ações permanentes, não de quatro anos”, disse o urbanista, que criticou a influência política nos projetos urbanísticos. “A ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada”, analisou.

    Inventamos as cidades para ter relações sadias

    Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista

    Ciro Pirondi fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e Anália Amorim e é um dos fundadores da Escola da Cidade. Arquiteto há mais de 30 anos, ele é autor de obras arquitetônicas com foco na revitalização de áreas públicas degradadas e, atualmente, é diretor da Fábrica-Escola de Humanidades João Figueiras Lima, o ensino médio técnico da Escola da Cidade.

    Ele foi entrevistado por Thais Herédia, Débora Freitas e Lia Bock, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30. 

    CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

    (Editado por Daniel Fernandes)

    Tópicos