Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Pai utiliza inteligência artificial para ajudar filho a parar de chupar o dedo

    Samuel Luz criou um sistema de inteligência computacional e compartilhou nas redes

    Leticia Pazerocolaboração para a CNN , São Paulo

    Samuel Luz, de 31 anos, é um pai e mecatrônico que desenvolveu um sistema utilizando inteligência artificial para ajudar o filho Isaac, de 2 anos, a parar de chupar o dedo.

    No Tik Tok, o desenvolvedor de software compartilhou um vídeo em que mostrava o pequeno em frente a um computador, assistindo um vídeo, e toda vez que ele colocava o dedo na boca, o desenho parava automaticamente.

    “Agora ele vai entender que, para que ele assista o desenho, ele não vai poder chupar o dedo. Com isso, a gente utiliza a recompensa de assistir o vídeo como um incentivador”, explicou Samuel.

    @samuelluz.ai

    Criei uma sistema com IA para ajudar meu filho a parar de chupar o dedo. Quando ele estiver assistindo filme, se colocar o dedo na boca o filme é pausado. O que acha dessa aplicação? #computervision #artificialintelligence #filhos #criatividade

    ♬ original sound – samuelluz

    Em entrevista à CNN, o cearense contou um pouco mais sobre sua motivação para a criação do projeto com inteligência artificial.

    “Eu estava com esse probleminha do meu filho chupando o dedo já há muito tempo e eu tentei varias estratégias mas não estava funcionando. Tentei conversas e não deu certo, tentei brigar e não deu certo, tentei passar limão, coloquei adesivo para ele lembrar de não colocar e, no começo até deu certo, mas depois ele tirava o adesivo”, contou ele.

    “Reparei que os momentos que ele mais chupa o dedo são: assistindo televisão e quando vai dormir. Quando vai dormir eu ainda vou ter que pensar em algo, mas, na televisão, ele fica muito concentrado e eu pensei em fazer um sistema para toda vez que ele chupar o dedo. Daí, ele vai lembrar que tem que tirar o dedo da boca. Comecei o projeto, deixei a câmera gravando, para fazer o treinamento do algoritmo e testei. O dia que postei o vídeo foi a primeira vez que o sistema funcionou de fato”, continuou ele.

    Segundo o pai, a mãe dos pequenos, Suzana Marques, achou a ideia sensacional. Por trabalhar como assistente social especializada em saúde mental, ela acredita que o projeto possa ajudar muitas outras pessoas. Eles também são pais de Sarah, de 4 anos.

    Sobre resultados, se Isaac parou de chupar o dedo ou não, Samuel disse que ainda não tem muito como responder. “Não deixo ele assistindo televisão muito tempo, então ainda vou ver qual vai ser o resultado desse sistema”, explicou.

    O sucesso foi tanto no Tik Tok que muitas pessoas incentivaram Samuel a patentear o sistema e liberar para outras pessoas também. “Isso me abriu um horizonte grande de várias pessoas que eu posso ajudar, principalmente pessoas com autismo”, diz ele.

    Como funciona?

    “É um sistema de classificação de imagens. Então, o sistema reconhece a face, eu passo para um algoritmo para classificar aquela fase. Eu treinei com as imagens dele e hoje o sistema funciona com ele mas pode ser adaptado para várias coisas. Por exemplo: se a criança está com chupeta, ou qualquer outro hábito de comportamento”, declarou o mecatrônico.

    Samuel ainda concluiu explicando que, seu objetivo inicial, era ajudar seu filho. Entretanto, se isso evoluir e ele conseguir ajudar outras pessoas e causas, ele ficará muito feliz.

     

     

    Tópicos