Pabllo Vittar é 1ª drag queen do Brasil a entrar na maior parada musical dos EUA
Cantora entrou na Billboard Hot 100 com "Alibi', colaboração com Sevdaliza e Yseult
A cantora Pabllo Vittar se tornou, na segunda-feira (29), a primeira drag queen brasileira a colocar uma música na Billboard Hot 100, principal parada musical dos Estados Unidos.
Pabllo Vittar foi a terceira drag queen do mundo — e a primeira de fora dos Estados Unidos — a entrar na principal parada norte-americana. Antes dela, apenas RuPaul (com “Supermodel (You Better Work)”, “Snapshot” e “Don’t Go Breaking My Heart” com Elton John) e Chappell Roan (com “Pink Pony Club”, “Femininomenon”, “Casual”, “Red Wine Supernova”, “Hot to Go!” e “Good Luck, Babe!”) atingiram o feito.
A canção em questão é “Alibi”, uma colaboração com a iraniana Sevdaliza e a francesa Yseult. A música ficou na 95ª colocação do ranking feito pela Luminate, que reúne vendas físicas e streamings para determinar qual a música mais ouvida nos Estados Unidos naquela semana.
A marca atingida pela drag queen maranhense é apenas mais uma obtida na esteira do sucesso de música, que viralizou nas redes sociais graças a um sample de uma música tradicional colombiana (“Rosa”, de Totó La Momposina), usado para compor seu refrão (“Rosa, que linda eres”) e que serve de “cama” para a repetição de “Alibi”, título da canção.
“Alibi” também fez de Pabllo Vittar a primeira drag queen brasileira a entrar no top 50 global do Spotify e ser dona do terceiro maior pico de um artista brasileiro na plataforma, atrás apenas de Anitta, que chegou ao topo com “Envolver” e à oitava colocação com “Bellakeo”, em colaboração com Peso Pluma. Atualmente, a música está na 12ª do ranking e soma 98 milhões de reproduções na plataforma; no YouTube, o clipe já tem 43 milhões de visualizações.
Outros artistas brasileiros, como Astrud Gilberto, Claudia Leitte, Anitta e Michel Teló, também já conseguiram entrar na Billboard Hot 100. O recordista é Sérgio Mendes, dono de hits como “Mas Que Nada” e “Chove Chuva”, com 14 músicas; o pico foi atingido por Eumir Deodato com a versão de “Also sprach Zarathustra”, poema sinfônico de Richard Strauss, usada como tema de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”.