Oscar: quais países mais venceram categoria de Melhor Filme Internacional?
"Ainda Estou Aqui" conquistou a quinta indicação do Brasil, que jamais teve um filme premiado na categoria


O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi indicado nesta quinta-feira (23) à categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a lista completa de nomeados em uma live em seu canal oficial do YouTube apresentada pelos atores e comediantes Bowen Yang e Rachel Sennott.
O longa protagonizado por Fernanda Torres é a quinta produção brasileira a concorrer ao prêmio de Melhor Filme Internacional, sucedendo “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho”, “O Que É Isso, Companheiro?” e “Central do Brasil”. Nenhum filme submetido pelo Brasil chegou a vencer a categoria.
O país que lidera a lista de campeões da categoria é a Itália, de onde veio o filme responsável pela última derrota do Brasil no Oscar. “Central do Brasil”, estrelado por Fernanda Montenegro, foi preterido por “A Vida É Bela”, de Roberto Benigni. Os italianos somam, ao todo, 14 longas premiados como Melhor Filme Internacional. Dentre eles, se destacam “Noites de Cabíria”, “Cinema Paradiso” e “O Jardim dos Finzi-Contini”.
A França, com 12 estatuetas, e o Japão, com 5, completam o pódio. Os franceses brilharam com filmes como “Orfeu Negro” – que, na verdade, é estrelado por brasileiros – e “Madame Rosa, a Vida à Sua Frente”.
Conheça os filmes que disputam com “Ainda Estou Aqui” a estatueta de Melhor Filme Internacional
Veja também: Fernanda Torres comenta indicações ao Oscar 2025
Além do Oscar, veja os prêmios que Fernanda Torres ainda disputa neste ano