Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Oscar: conheça a única indicação do Brasil na categoria de “Melhor Filme”

    País teve participação no maior prêmio da noite com nomeação de "O Beijo da Mulher-Aranha", em 1986

    Raul Julia e Sônia Braga em "O Beijo da Mulher-Aranha"
    Raul Julia e Sônia Braga em "O Beijo da Mulher-Aranha" Divulgação

    Nicoly Bastosda CNN

    São Paulo

    O Oscar, maior evento de premiação do cinema no mundo, já foi palco para indicações a algumas produções e artistas brasileiros. O país, no entanto, só apareceu na categoria de “Melhor Filme”, principal da noite, uma vez, no ano de 1986.

    A produção responsável por conceder a indicação ao Brasil foi “O Beijo da Mulher-Aranha”, que trata-se, na verdade, de um filme américo-brasileiro, ou seja, a indicação não foi feita a um longa totalmente produzido pelo país.

    “O Beijo da Mulher-Aranha” foi dirigido por Héctor Babenco, cineasta argentino naturalizado brasileiro, também conhecido por “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980) e “Carandiru – O Filme” (2003). O filme também foi o responsável por lançar a atriz Sônia Braga – a “Mulher-Aranha” – à carreira internacional.

    Outros atores brasileiros que participaram da produção foram: Milton Gonçalves, Nuno Leal Maia e Herson Capri.

    A trama foi uma adaptação do livro homônimo de Manuel Puig, escritor argentino. A história tem como pano de fundo dois prisioneiros que dividem uma mesma cela brasileira durante a ditadura militar e aprendem a conviver e a se respeitar.

    Um deles é homossexual (William Hurt) e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela (Raul Julia), um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama.

    O filme foi financiado pela Embrafilme, ou Empresa Brasileira de Filmes S.A, antigo órgão governamental brasileiro dedicado à produção e distribuição cinematográfica e filmado inteiramente na cidade de São Paulo.

    “O Beijo da Mulher-Aranha” venceu o Oscar?

    Além de “Melhor Filme”, a obra foi indicada a outras três categorias do Oscar: “Melhor Diretor”, “Melhor Ator” e “Melhor Roteiro Adaptado”. No entanto, levou a estatueta de apenas uma delas, pela atuação de William Hurt, perdendo o prêmio principal para outro indicado – o filme “Entre dois amores” (1985).

    William Hurt também chegou a vencer o BAFTA de “Melhor Ator” pelo filme. O longa estreou no Festival de Cannes, em maio de 1985, quando foi muito aclamado pela crítica.

    “O Beijo da Mulher-Aranha” terá uma nova adaptação

    Segundo o confirmado pela revista Variety, uma nova adaptação de “O Beijo da Mulher-Aranha” já estaria em produção. Dessa vez, em formato de musical e com ninguém menos do que Jennifer Lopez no papel que foi de Sônia Braga anteriormente.

    A nova obra é escrita e dirigida pelo cineasta Bill Condon.