Oscar 2025: “Anora” se torna o grande favorito após vitórias no DGA e PGA
Filme de Sean Baker conquistou vitórias importantes na temporada de prêmios neste final de semana, consolidando "Anora" como o grande favorito ao Oscar de Melhor Filme de 2025


Nas últimas semanas, o filme “Anora” parecia ter perdido fôlego na disputa pelo Oscar de Melhor Filme de 2025. Inicialmente considerado um dos principais favoritos após conquistar a Palma de Ouro em 2024, o longa sofreu derrotas significativas no Globo de Ouro deste ano, saindo de mãos vazias.
No entanto, o filme teve um final de semana triunfante, reconquistando seu status de favorito ao prêmio. Tudo começou na sexta-feira (7), quando “Anora” venceu o prêmio máximo no Critics Choice.
Já no sábado (8), “Anora” conquistou os dois prêmios mais importantes dos sindicatos, os quais costumam indicar o vencedor na categoria de Melhor Filme: o Prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA) e o Prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA) — ambas as honrarias estavam previstas para ser entregues a “O Brutalista“.
Por que “Anora” se tornou o favorito ao Oscar 2025?

Com as vitórias nos sindicatos dos produtores e diretores, “Anora” se consolida matematicamente como o favorito ao Oscar 2025. Entenda alguns fatores que sugerem isso:
Histórico

Desde os anos 2000, apenas três filmes que conquistaram essa dobradinha não levaram o grande prêmio da Academia – e, em todos os casos, por motivos políticos: “Brokeback Mountain” (2005), “La La Land” (2016) e “1917” (2019).
“Brokeback Mountain” perdeu para “Crash“, que venceu o prêmio de Melhor Elenco no Sindicato dos Atores (SAG). Na época, o filme estrelado por Heath Ledger enfrentou forte retaliação homofóbica dentro de uma indústria então menos progressista, algo que produtores e elenco ainda comentam em entrevistas.
“La La Land” perdeu o Oscar para “Moonlight” em um momento em que a Academia enfrentava duras críticas pela falta de diversidade entre seus votantes e indicados, um movimento que ficou conhecido como #OscarSoWhite.
“1917” também perdeu o Oscar para “Parasita” em meio às discussões sobre diversidade que estavam em alta na indústria.
Direção tinha um favorito claro

Desde o Festival de Veneza 2024, o Oscar 2025 de Melhor Direção parecia ter um favorito claro: Brady Corbet por “O Brutalista”, vencedor da categoria no evento. Corbet também levou o prêmio de Melhor Direção no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards.
Entretanto, nas últimas semanas, a produção se viu em meio a algumas polêmicsa sobre o uso de Inteligência Aritficial. Dávid Jancsó, editor do filme indicado ao Oscar “O Brutalista”, revelou ao RedShark News que usou tecnologia de IA nos diálogos em húngaro dos atores Adrien Brody e Felicity Jones.
Esse episódio parece ter repercutido negativamente para o filme, especialmente considerando que, há menos de dois anos, Hollywood enfrentou uma greve justamente devido à falta de regulamentação sobre o uso de IA em produções cinematográficas e televisivas.
Intersecção de votos

Os prêmios concedidos pelos sindicatos ao longo da temporada costumam definir os principais favoritos de cada categoria, já que são votados por profissionais da própria indústria em suas respectivas áreas.
Há uma grande interseção entre esses votantes e os membros da Academia do Oscar, que também são profissionais atuantes do audiovisual.
Embora o Globo de Ouro e o Critics Choice tenham seu espaço garantido na temporada de prêmios, vencer em ambas as premiações não significa necessariamente favoritismo no Oscar, já que seus votantes não participam da escolha da Academia. No entanto, essas vitórias ajudam a dar visibilidade aos candidatos, impulsionando sua c.ampanha graças à atenção da imprensa.
“Anora” perdeu o Globo de Ouro de Melhor Filme para “Emilia Pérez” na época em que o musical sobre um traficante em processo de transição de sexo estava em seu auge — situação que mudou drasticamente nas últimas semanas.
No momento perfeito

A recente visibilidade de “Anora”, em contraste com sua posição no início do ano, chega no momento perfeito. A votação do Oscar 2025 para definir os vencedores começa nesta terça-feira (11) e segue até 18 de fevereiro.
Então isso significa que os votantes terão de preencher suas cédulas considerando as vitórias importantes do filme sobre uma stripper que se casa com o filho de oligarcas russos.
Nos próximos finais de semana que antecedem o Oscar 2025, acontecem as últimas grandes premiações da temporada: o Bafta, em 16 de fevereiro, e o prêmio do Sindicato dos Atores (SAG Awards), em 23 de fevereiro.
“Anora” pode vencer ambos os prêmios, apenas um ou nenhum. No entanto, é pouco provável que um novo favorito surja de última hora ou que um ex-favorito recupere seu posto aos 45 minutos do segundo tempo.
Até lá, resta esperar. O Oscar 2025 acontece em 2 de março.
Com “Ainda Estou Aqui”, confira os indicados a Melhor Filme no Oscar 2025
- 1 de 10
"Anora" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Reprodução
- 2 de 10
"O Brutalista" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação
- 3 de 10
"Conclave" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação
-
- 4 de 10
"Um Completo Desconhecido" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação/20th Century
- 5 de 10
"Duna: Parte 2" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Reprodução/Warner Bros.
- 6 de 10
"Emilia Pérez" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação
-
- 7 de 10
"Ainda Estou Aqui" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação
- 8 de 10
"Nickel Boys" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação
- 9 de 10
"A Substância" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação/Imagem Filmes
-
- 10 de 10
"Wicked" é um dos indicados a Melhor Filme no oscar 2025 • Divulgação