Oscar 2024: conheça os diretores indicados ao prêmio
Lista com cinco profissionais inclui uma única mulher, a francesa Justine Triet
Cinco diretores de cinema foram indicados nesta terça-feira (23) ao Oscar 2024 de melhor direção. Confira abaixo quem são e por quais filmes eles estão concorrendo ao prêmio.
Justine Triet
Indicada na categoria pelo filme “Anatomia de uma Queda”, Justine Triet, 45, é a única mulher na lista a concorrer ao Oscar 2024 de melhor direção.
Francesa, ela estudou na Escola Nacional de Belas Artes de Paris e ficou conhecida por filmes com temáticas sociais.
“Anatomia de uma Queda” vem se destacando em outras premiações, como no Globo de Ouro, onde recebeu prêmios pelo roteiro e como melhor filme de língua não-inglesa. A produção também foi destaque em Cannes em 2023.
Martin Scorsese
Martin Scorsese, 81, já foi indicado ao Oscar por dez vezes, mas só venceu uma única, por “Os Infiltrados”.
Nova Yorquino, ele dirigiu filmes como “Taxi Driver” (1976) e “Caminhos Perigosos” (1973). Desta vez, ele foi indicado ao Oscar pela direção de “Assassinos da Lua das Flores”.
Christopher Nolan
Um dos favoritos ao prêmio, Christopher Nolan, 53, dirigiu filmes muito conhecidos em sua carreira, como “Divergente”, “Interestelar”, “A Origem”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, entre outros.
Britânico, ele foi indicado pela sua direção de “Oppenheimer”.
Seus doze longas-metragens já arrecadaram o equivalente mais de R$ 20 bilhões de dólares em todo o mundo, o que o torna um dos diretores de cinema mais bem-sucedidos comercialmente da Hollywood contemporânea.
Yorgos Lanthimos
Yorgos Lanthimos, 50, é diretor e autor conhecido por seus trabalhos em “O Lagosta” (2015), “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (2017) e “Dente Canino” (2009).
Ele foi indicado ao Oscar 2024 pela direção do filme “Pobres Criaturas”, com Emma Stone, atriz vencedora do Globo de Ouro 2024 de melhor atriz de comédia ou musical (pelo trabalho na produção).
Grego, ele já havia sido indicado ao Oscar por outras quatro vezes.
Jonathan Glazer
Jonathan Glazer, 58, ficou conhecido por seus trabalhos em “Sob a Pele” (2013), “Reencarnação” (2004) e “Sexy Beast” (2000).
Ele foi indicado ao Oscar 2024 pela sua direção de “Zona de Interesse”.
Britânico, ele tem uma sólida carreira que começou no teatro e passou para o cinema e para a televisão, veículos para os quais produziu longas-metragens, curtas-metragens, vídeoclipes e comerciais.