Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oscar 2022: saiba onde assistir aos filmes indicados

    Indicações para as estatuetas da maior premiação do cinema mundial foram divulgadas nesta segunda-feira (8); cerimônia ocorre em Hollywood em 27 de março

    Fabrizio Neitzkeda CNN

    Em São Paulo

    A divulgação dos filmes indicados ao prêmio mais cobiçado do cinema mundial, o Oscar 2022, agitou o universo cultural na manhã desta terça-feira (8). Em transmissão ao vivo pela internet, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os nomes das produções que concorrem à estatueta de ouro, que será entregue em 27 de março.

    Cinéfilos ou não, os interessados em assistir aos filmes e fazer a própria crítica antes da entrega do prêmio podem acompanhar pelo menos 16 candidatos pelos mais diversos serviços de streaming. Alguns grandes nomes, como 007 – Sem Tempo Para Morrer, Licorice Pizza e Belfast, porém, ainda não figuram em nenhuma plataforma.

    Confira abaixo a lista com as principais produções em cada plataforma digital.

    Netflix

    • Ataque dos Cães (Power of the Dog)

    Grande destaque da edição de 2022 do Oscar, com 12 indicações, a produção da Netflix concorre nas dez principais categorias do prêmio – e pode fazer história: Ari Wagner, diretora de fotografia, pode se tornar a primeira mulher a conquistar uma estatueta no segmento, além da cineasta Jane Campion, que pode ser apenas a terceira mulher eleita melhor diretora. Benedict Cumberbatch concorre a melhor ator, enquanto Jesse Plemons e Kirsten Dunst concorrem a melhor ator e atriz coadjuvante.

    • Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up)

    Com um elenco recheado de estrelas como Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, “Não Olhe Para Cima” concorre em quatro categorias – incluindo a de melhor filme. A história fictícia de dois astrônomos que tentam alertar a humanidade sobre um cometa prestes a destruir o planeta Terra gerou grande repercussão na internet.

    • Tick, Tick… Boom!

    Estrelando o ex-Homem Aranha Andrew Garfield, que concorre ao título de melhor ator, o drama “Tick, Tick… Boom!” também figura na categoria de melhor edição e montagem.

    • A Filha Perdida (The Lost Daughter)

    Pelo segundo ano consecutivo, Olivia Colman concorre ao prêmio de melhor atriz – após ter conquistado a estatueta em 2019, por A Favorita. Já Jessie Buckley participa do Oscar pela primeira vez e pode faturar como melhor atriz coadjuvante. Em “A Filha Perdida”, as britânicas estrelam a produção que também disputa o melhor roteiro adaptado.

    • Mães Paralelas (Madres Paralelas)

    O longa mais recente do espanhol Pedro Almodóvar foi “esquecido” na categoria de melhor filme estrangeiro, mas conquistou vaga nas categorias de melhor atriz, pela participação de Penélope Cruz, e trilha sonora original.

    • A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Mitchells vs. The Machines)

    • A Mão de Deus (È stata la mano di Dio)

    • Audible

    • Lead Me Home

    • Three Songs for Benazir

    • A Sabiá Sabiazinha (Robin Robin)

    Amazon Prime Video

    • No Ritmo do Coração (CODA)

    Contando a história da jovem Ruby, a única que escuta em uma família de deficientes auditivos, “No Ritmo do Coração” concorre em três categorias: melhor filme, ator coadjuvante – pelo trabalho de Troy Kotsur – e roteiro adaptado.

    • Apresentando os Ricardos (Being the Ricardos)

    Baseado em fatos reais, “Apresentando os Ricardos” vai ao Oscar podendo premiar três de seus atores: Nicole Kidman é uma das indicadas a melhor atriz, enquanto Javier Bardem é indicado a melhor ator; J.K. Simmons aparece na categoria de melhor ator coadjuvante

    • O Príncipe Volta a Nova Iorque (Coming 2 America)

    HBO Max

    • Duna

    Vice-líder de indicações, com 10, “Duna” é forte candidato para levar algumas estatuetas para casa – como a de melhor filme – apesar do jovem Timothée Chalamet estar fora da disputa pelo prêmio de melhor ator. Figurino, roteiro adaptado e trilha sonora são alguns dos pontos fortes da produção.

    • King Richard: Criando Campeãs (King Richard)

    A história real de Richard Williams, o pai das tenistas multicampeãs Serena e Venus Williams, pode render a Will Smith o prêmio de melhor ator em 2022, que seria seu primeiro Oscar. “Criando Campeãs” também foi indicado para melhor filme, música e roteiro original.

    Disney+

    • Amor, Sublime Amor (West Side Story)

    Aos 75 anos, Steven Spielberg optou por sair da zona de conforto. O premiado diretor lançou seu primeiro musical com “Amor, Sublime Amor” e a aposta parece ter dado certo: a releitura do musical homônimo de 1957 rendeu sete indicações ao Oscar, incluindo as de melhor fotografia, melhor direção e melhor filme.

    • Encanto

    Produzido pela Disney, “Encanto” tem como enredo uma família que vive escondida nas montanhas da Colômbia e leva destaque nas categorias de melhor trilha sonora e melhor música original, além de concorrer como melhor animação.

    • Luca

    Se Encanto é ambientada na América do Sul, “Luca” – outra produção da Disney em parceria com a Pixar – tem a história contada na Riviera Italiana. Concorre como melhor animação.

    • Cruella

    • Raya e o Último Dragão (Raya and the Last Dragon)

    • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings)

    Star+

    • O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley)

    Com traços do cinema noir adaptado para uma linguagem moderna na Nova York dos anos 40, “O Beco do Pesadelo” conta com um elenco repleto de grandes nomes como Bradley Cooper, Cate Blanchet e Willem Dafoe – além do diretor mexicano Guillermo del Toro – mas concorre mesmo nas categorias de melhor filme, fotografia, figurino e design de produção.

    • Free Guy: Assumindo o Controle (Free Guy)

    “Free Guy” concorre ao Oscar deste ano apenas na categoria de melhor efeito visual, mas conta com nomes como o neozelandês Taika Waititi, que venceu melhor roteiro adaptado em 2020 por Jojo Rabbit.

    Apple TV+

    • A Tragédia de MacBeth (The Tragedy of Macbeth)

    Baseado na histórica peça de William Shakespeare, “A Tragédia de MacBeth” estrela Denzel Washington, um dos candidatos a melhor ator nesta edição. O longa também pode receber os prêmios de melhor fotografia e design de produção.