Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Os 33”: conheça história real de mineiros chilenos que inspirou filme

    Acidente ocorrido em mina na região do deserto do Atacama, em 2010, deixou 33 homens presos debaixo da terra por meses

    Fernanda Pinottida CNN

    O filme “Os 33”, lançado em 2015 e estrelado por Antonio Banderas, Juliette Binoche e pelo brasileiro Rodrigo Santoro, conta a história real de um grupo de 33 mineiros que ficaram soterrados após um acidente na mina San José, no Chile, em 2010.

    Os mineiros ficaram 69 dias debaixo do solo e a história foi acompanhada pelo mundo todo, que assistiu ao vivo às cenas do resgate que conseguiu retirar todos os homens do subsolo com vida.

    Relembre o caso dos mineiros do Chile que inspirou o filme “Os 33”

    O acidente na mina San José, que fica localizada na região do deserto do Atacama, aconteceu na tarde de 5 de agosto de 2010. Um desmoronamento fez com que o único túnel utilizado na mina, que servia de entrada e de saída para os trabalhadores, ficasse bloqueado, deixando 33 mineiros (32 chilenos e um boliviano) presos embaixo da terra.

    Os mineiros aprisionados se refugiaram em uma área na lateral do túnel, de cerca de 50 metros quadrados, e a mais de 700 metros de profundidade. A rocha que bloqueou a passagem era impossível de ser retirada ou quebrada devido a seu tamanho e composição, e um segundo desabamento fez com que os tubos de ventilação também fossem prejudicados.

    Parentes dos mineiros montaram um acampamento ao lado da mina, exigindo o resgate dos trabalhadores – missão que foi assumida pelo governo do Chile e pelo então ministro da Mineração chileno, Laurence Goldborne.

    Um dos mineiros celebra após chegar à superfície na cápsula Fenix 2, usada para retirar os homens debaixo da terra, em 13 de outubro de 2010, em Copiapó, no Chile • Nicolas Torres /LatinContent via Getty Images

    Diversas sondas de perfuração foram usadas para escavar o local e tentar encontrar algum sinal dos mineiros. Apenas 17 dias após o acidente, uma dessas sondas conseguiu chegar próxima ao refúgio onde eles estavam e os trabalhadores anexaram um bilhete à máquina, que dizia: “Estamos bem no refúgio os 33”.

    Com as esperanças renovadas, as equipes passaram a enviar mantimentos, medicamentos e oxigênio para os mineiros enquanto planejavam como seria feito o resgate, já que seria preciso perfurar um túnel grande o suficiente para que os homens pudessem sair. Debaixo do solo, os mineiros também passaram a gravar vídeos com depoimentos de como haviam sobrevivido e como estavam vivendo neste período.

    Apenas em 12 de outubro, 69 dias após o acidente, os mineiros começaram a ser resgatados através de uma cápsula, que comportava um homem por vez. A operação de resgate durou quase um dia inteiro, até que os 33 mineiros estivessem de volta à superfície.

    “Assassino por Acaso”: conheça história real que inspirou o filme

    Tópicos