Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    “Oppenheimer” é o grande vencedor da temporada de premiações

    Cinebiografia do criador da bomba atômica consagrou seu favoritismo ao vencer o Oscar no domingo (10)

    Marina Toledoda CNN , em São Paulo

    “Oppenheimer” consagrou seu favoritismo na noite domingo (10) e levou o principal prêmio do Oscar para casa – além de Melhor Direção (Christopher Nolan), Ator (Cillian Murphy), Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Fotografia, Montagem e Trilha Sonora.

    Desde a sua estreia, a cinebiografia do criador da bomba atômica tem dado o que falar. Primeiro pela rivalidade que foi criada com “Barbie”, que chegou aos cinemas no mesmo dia, e ganhou o nome de “Barbenheimer”.

    Apesar de ter perdido na bilheteria, arrecadando US$ 952 milhões e tendo sido a 3ª maior de 2023, enquanto o longa sobre a boneca da Mattel liderou com US$ 1,4 bilhão, a produção da Universal Pictures dominou as premiações.

    O filme foi o grande vencedor da temporada, liderando o número de vitórias nas principais premiações de Hollywood, como Critics Choice Awards e Globo de Ouro – e, claro, o Oscar.

    Ele consagrou diversos nomes que estão há anos na indústria com seu primeiro Oscar, como Christopher Nolan, que já havia concorrido por “Amnésia” (2000), “A Origem” (2010) e “Dunkirk” (2017); Robert Downey Jr., que já havia sido indicado por “Chaplin” (1992) e “Trovão Tropical” (2008); e Cillian Murphy.

    Mesmo que por um momento “Barbie” parecesse ser o filme do ano, “Oppenheimer” preenche todos os requisitos que, historicamente, agradam a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, podendo até ser chamado de “Oscar bait”. Ele traz a história de uma personalidade norte-americana, durante uma guerra, um elenco repleto de estrelas e um diretor renomado.

    Apesar da campanha do filme ter sido atrelada à rivalidade com o filme de Greta Gerwig, foram os seus elementos que o consagraram como o grande vencedor da temporada.

    Veja todos os vencedores do Oscar 2024.

    Veja também: fotos da 96ª cerimônia do Oscar

    Tópicos