Olavo de Carvalho tem quadro estável após infecção sistêmica, diz boletim médico
Escritor de 74 anos havia recebido alta no mês passado
O escritor e professor Olavo de Carvalho, de 74 anos, está internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. A informação foi confirmada neste sábado (14) pela assessoria de imprensa do hospital.
De acordo com boletim médico, Olavo “deu entrada na Unidade de Emergência do InCor no final da noite de segunda-feira (9), com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica”.
O hospital acrescentou que o escritor permanece internado “com quadro clínico estável” e que um novo boletim “será divulgado apenas na alta hospitalar, em data ainda não prevista”.
Olavo de Carvalho teve alta deste mesmo hospital no último dia 18, após ficar internado por dez dias por causa de uma crise de angina.
Escritor popular entre grupos conservadores, Olavo de Carvalho é alvo de críticas no universo acadêmico e se tornou uma referência ideológica importante para os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, de quem se aproximou graças à admiração dos filhos do presidente por seus livros e comentários políticos.
Apontado como guru de Bolsonaro, o escritor sempre rejeitou o rótulo, mas chegou a afirmar que indicou dois nomes para o governo no início da atual gestão, depois de, segundo ele, ser convidado e recusar o cargo de ministro da Educação. Os dois indicados teriam sido Ernesto Araújo, para o Ministério de Relações Exteriores, e Ricardo Vélez Rodriguez, para a Educação. Ambos já deixaram o governo.
(* publicado por Diego Toledo)