“O Abismo”: conheça filme sueco inspirado em história real
Longe estrou na Netflix no dia 16 de fevereiro e é inspirado em um terremoto provocado por exploração mineral na Lapônia
O filme sueco “O Abismo” foi o título mais visto da Netflix durante a semana passada, conforme a plataforma divulgou na terça-feira (27). O longa somou 22,3 milhões de visualizações ao redor de todo o mundo na semana que começou no dia 19 de fevereiro.
A produção superou, inclusive, “Avatar: O Último Mestre do Ar”, que estreou na quinta-feira (22) na Netflix, teve 21,2 milhões de visualizações e foi a série mais vista da plataforma no período. Essa foi a segunda semana de “O Abismo” na liderança do ranking de filmes em língua estrangeira, ou seja, diferente do inglês.
O título estreou no streaming no dia 16 de fevereiro e conta a história de Frigga (Tuva Novotny), uma gerente de segurança da mina Kiirunavaara que tenta equilibrar o trabalho e a vida familiar. Sua vida vira de cabeça para baixo quando a cidade de Kiruna começa a desmoronar devido à exploração mineral.
A narrativa é levemente inspirada em uma história real. Em maio de 2020, um terremoto provocado pela exploração mineral atingiu a cidade de Kiruna, na província da Lapônia, no norte da Suécia.
Segundo o The Independent, 13 pessoas trabalhavam na mina no momento do abalo; não houve vítimas, nem ferimentos graves. O local abriga a maior mina de ferro do mundo, que funciona desde o fim do século XIX.
“O Abismo” conta com a direção de Richard Holm e tem Kardo Razzazi e Felicia Truedsson no elenco.