Conheça 10 nomes da nova MPB na atualidade
Veja 10 artistas que fazem parte da nova MPB e quais são suas trajetórias
O conceito de nova MPB é algo recente e, por isso, pode não estar muito claro para as pessoas. Essa categoria musical não coloca a MPB como algo velho, mas há um consenso de que ela representa renovação do estilo para as novas gerações.
“A MPB é sempre nova. Ela se renova na medida que o P de popular se restaura todos os dias, com novas canções e novos intérpretes. Ser nova é a característica mais marcante da MPB, que é um gênero que acompanha o povo”, Carlos Malta, músico e instrumentista.
O termo está conectado às transformações do cenário musical brasileiro.
São artistas que fazem músicas influenciadas pela “MPB tradicional”, mas que também trazem outros ritmos para a mesa. Mas quem são essas pessoas hoje?
Jorge Vercillo, Zélia Duncan e Maria Rita e outros nomes já podem ser entendidos como novos nomes, mas há também os mais recentes.
Malta citou nomes como Matu Miranda, Bruna Moraes, Cainã Mendonça e Gabriel Gabriel.
A seguir, conheça mais 10 exemplos conhecidos atualmente.
10 artistas da nova MPB para conhecer
Gilsons, Luedji Luna e Silva são alguns exemplos atuais de artistas da nova MPB para conhecer.
Veja a seguir alguns dos artistas atuais desse gênero com relevante número de ouvintes mensais no Spotify, o serviço de streaming de música mais popular e usado do mundo.
Gilsons
Os Gilsons são um trio musical brasileiro de artistas da MPB atual formado em 2018. E o nome não é por acaso: José Gil, Francisco Gil e João Gil são descendentes (entre filhos e netos) de Gilberto Gil, expoente da música popular brasileira.
O nome do grupo também pode ser um trocadilho ao fato de “sons” ser o plural de filho em inglês. Eles misturam diversos gêneros, como samba, pop, afoxé, rap, funk e música eletrônica, além de celebrar suas influências baianas e a ancestralidade da família.
São quase 2,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Em 2022, lançaram o primeiro álbum de estúdio: Para Gente Acordar.
Anavitória
Uma dupla bastante conhecida quando assunto é cantoras brasileiras atuais da MPB é Anavitória, formada por Ana Clara Caetano e Vitória Falcão, naturais de Araguaína, cidade do Tocantins.
Elas são amigas que se conheceram na faculdade de artes cênicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Elas começaram a carreira em 2015, quando lançaram o EP “Anavitória”. Assim como os artistas desse gênero, elas misturam diversos gêneros, nesse caso, sendo folk, MPB, samba, afoxé e música eletrônica.
As cantoras contam com mais de 4, 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e já ganharam premiações, como dois prêmios no Grammy Latino de 2021.
Liniker
Liniker é uma cantora, compositora, atriz e artista visual brasileira que também está dentro da da leva de artistas da MPB atual, reunindo várias experimentações musicais e com mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify.
Mulher trans e uma das vozes mais presentes do movimento LGBT+, ela iniciou sua carreira musical com a banda Liniker e os Caramelows.
Em 2020, ela começou sua carreira solo. Uma ano depois, em 2021, ela lançou seu primeiro álbum solo, Indigo Borboleta Anil, no qual Milton Nascimento e Tassia Reis aparecem.
Como atriz, ela também protagonizou a série Manhãs de Setembro. Em 2022, ela se tornou a primeira artista trans brasileira a ganhar um Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Luedji Luna
Luedji Luna é uma cantora e compositora soteropolitana que entra no rol de artistas da MPB atual. A artista mistura MPB com jazz e ritmos afro-brasileiros em suas cançõe.
Desde que começou sua carreira, ela lançou dois álbuns: Um Corpo no Mundo (2017) e Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água (2020). Ela também participou de projetos como o coletivo de compositoras M.O.V.A e o Bando Cumatê1
Ela canta sobre feminismo, solidão da mulher negra, antirracismo e ancestralidade africana e tem mais de 900 mil ouvintes mensais no Spotify.
Duda Beat
A recifense Duda Beat é também uma das cantoras brasileiras atuais da MPB. Ela faz um pop sofrência com influências de brega, axé e música eletrônica e reune mais de 1,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
A artista começou a cantar no coral da igreja e depois em bandas de covers, além de já ter sido backing vocal dos discos de Letrux e Castello Branco.
Em 2018, lançou seu primeiro álbum, Sinto Muito. Seu segundo álbum, Te Amo Lá Fora, foi lançado em 2021.
Ela é considerada uma das revelações do pop brasileiro e já ganhou premiações, como o Prêmio Multishow de Música Brasileira.
OutroEu
A banda OutroEu é um duo musical brasileiro formado por Mike Tulio e Guto Oliveira. Eles fazem um som folk rock com influências de pop e música popular brasileira, também sendo considerados nova MPB.
Eles começaram como uma banda de quatro integrantes, junto com Rennan Azevedo e Felipe Lopes, e participaram do reality show Superstar em 2016, ficando em terceiro lugat.
O primeiro álbum de estúdio é OutroEu, lançado em 2017, e o segundo álbum, Encaixe, foi lançado em 2019, pela Universal Music.
A banda já fez parcerias com artistas como Sandy, Anavitória e Melim e tem mais de 900 mil ouvintes mensais no Spotify.
Rubel
Um dos cantores de MPB atual é Rubel. Ele faz um som que mistura esse ritmo com folk e pop.
O artista começou a compor suas músicas quando fez um intercâmbio nos Estados Unidos, em 2011. Atualmente, tem mais de 2,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Ele lançou seu primeiro álbum, Pearl, em 2013, de forma independente. O maior sucesso do artista é a música “Quando Bate Aquela Saudade”, que entrou na trilha sonora da série Onde Nascem os Fortes.
Em 2018, ele lançou seu segundo álbum, Casas, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Marina Sena
Em ascensão nos últimos anos, Marina Sena é um grande nome da nova MPB, cantora e compositora brasileira nascida em Minas Gerais.
Ela faz um som que mistura MPB, pop, pop alternativo e indie pop e começou sua carreira musical em 2015, como vocalista da banda A Outra Banda da Lua.
Em 2019, ela integrou o grupo Rosa Neon, que fez sucesso com a música “Ombrim”. Em 2021, ela lançou seu primeiro álbum solo, De Primeira, que contém os hits “Me Toca” e “Por Supuesto”.
Marina ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa em 2022 e atualmente conta com 2,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Silva
Silva é um cantor e compositor brasileiro, nascido no Espírito Santo, que também faz parte dos cantores de MPB atual com influências de indie pop e música eletrônica.
Ele começou sua carreira em 2012, com o EP 2012 e o álbum Claridão e já lançou seis álbuns de estúdio, sendo o mais recente Cinco (2020), tendo 1,8 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
O artista também já fez parcerias com artistas como Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta, Ludmilla e Ivete Sangalo.
Jão
Outro cantor de MPB atual é Jão, um cantor e compositor brasileiro. Ele faz um som juntando o MPB com o pop, além de influências de sofrência e brega.
Ele começou sua carreira em 2016, postando covers de canções no YouTube. Em 2018,lançou seu primeiro EP, Primeiro Acústico, seguido por seu primeiro álbum, Lobos, no mesmo ano.
Seu maior sucesso é a música “Imaturo”, que recebeu certificação de diamante no Brasil. Em 2019, ele lançou seu segundo álbum, Anti-Herói, que teve todas as suas faixas no top 200 do Spotify Brasil.
Em 2021, ele lançou seu terceiro álbum, Pirata, que foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. São mais de 3,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify.