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    Nizan Guanaes fala à CNN sobre Washington Olivetto: “Era como ver Pelé jogando”

    Empresário destaca legado deixado na publicidade brasileira pelo colega de profissão, comparando-o também a João Gilberto na música

    Da CNN

    O empresário e publicitário Nizan Guanaes, 66, prestou homenagem ao colega de profissão Washington Olivetto, fmorto neste domingo (13), aos 73 anos. Em entrevista à CNN, ele descreveu Olivetto como “o maior publicitário do Brasil”, comparando-o com Pelé no futebol e destacando seu papel fundamental na transformação da publicidade nacional.

    “Ele começou a dar um outro tom à propaganda, uma propaganda voltada à cultura, que valorizava as coisas do Brasil. Washington sempre teve um dedo no pulso do país. Ele é um divisor de águas (…) Eu, que trabalhei com ele, tinha a sensação clara de que estava vendo o Pelé jogando na minha frente

    O empresário comparou o impacto de Olivetto na publicidade também ao de João Gilberto na música. “A publicidade antes de Washington Olivetto era uma publicidade muito americanizada”, completou Nizan.

    Legado e influência global

    Guanaes enfatizou ainda a capacidade de Olivetto de elevar a propaganda brasileira a um patamar mundial: “São poucas as indústrias brasileiras que estão entre as três melhores do mundo, e esse trabalho foi feito por Washington Olivetto”.

    A influência de Olivetto se estendeu além das fronteiras nacionais. Guanaes ressaltou: “Washington conseguiu fazer as duas coisas, ser nacional e ser global. Tanto que ele é uma figura importante no mundo inteiro, hoje morava em Londres, tinha um papel relevante na Macan global”.

    Brasilidade e inovação

    Um aspecto marcante do trabalho de Olivetto destacado por Guanaes foi sua insistência em valorizar a cultura brasileira, visto não apenas no conteúdo de suas campanhas, mas também em sua aversão aos anglicismos na comunicação.

    Olivetto foi fundamental na construção de grandes marcas brasileiras, como o Itaú, sempre priorizando uma abordagem genuinamente nacional.

    “A propaganda brasileira se desnacionalizou muito do ponto de vista acionário. É importante, eu acho que agora, prestar muita atenção e voltar a beber desta água”.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

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