Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Neto de J. Robert Oppenheimer diz que cena em filme sobre o avô não é verdadeira

    Para Charles Oppenheimer, os responsáveis por criar essa confusão na história de vida do seu avô são os autores do livro biográfico "American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer"

    Lyncon Pradellacolaboração para a CNN , Florianópolis

    O neto de J. Robert Oppenheimer. Charles Oppenheimer, de 48 anos, afirmou que uma cena de envenenamento no filme “Oppenheimer” nunca foi comprovada como um evento verdadeiro, segundo a revista “Time”.

    A cena em questão mostra o ainda jovem Robert Oppenheimer colocando cianeto de potássio em uma maçã e a deixando na mesa de um professor universitário após se frustrar com ele.

    O físico desistiu da ideia no dia seguinte, depois de conhecer seu colega Nies Bohr (interpretado por Kenneth Branagh).

    Em entrevista à revista, Charles afirmou que o episódio nunca foi comprovado.

    “Não há registros de que ele tenha tentado matar alguém”, explicou Charles. “Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e o considerasse verdadeiro”, afirmou o neto do físico para a publicação.

    Para Charles, os responsáveis por essa confusão na história de vida do seu avô são os autores do livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer de 2006 “American Prometheus: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, Kai Bird e Martin J. Sherwin.

    “[O suposto envenenamento] foi um problema em ‘American Prometheus’. Se você ler ‘American Prometheus’ com bastante atenção, os autores dizem: ‘Na verdade, não sabemos se isso aconteceu'”, disse o neto do físico que liderou a criação de uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

    “Infelizmente, ‘American Prometheus’ resume isso [o suposto incidente] como se Robert Oppenheimer tivesse tentado matar seu professor e depois [reconhecem que] talvez haja essa dúvida”, continuou.

    Por fim, o neto de Oppenheimer afirmou que a cena não o incomodou no novo filme do premiado diretor Christopher Nolan.

    “No filme, [o evento] é tratado de forma vaga e você realmente não entende o que está acontecendo, a menos que conheça esse histórico incrivelmente detalhado. Então, honestamente, isso não me incomodou. Me incomoda o fato de estar na biografia com ênfase, e não como um aviso de que é um boato não comprovado que queremos colocar em nosso livro para torná-lo interessante”, afirmou Charles à revista.

    Tópicos