Netflix lança site para divulgar o ‘Top 10’ global de filmes e séries
Nova plataforma classificará séries e filmes com base nas horas visualizadas na semana anterior
![Netflix lidera o mundo de streaming com 213 milhões de assinantes Netflix lidera o mundo de streaming com 213 milhões de assinantes](https://preprod.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2021/11/hypatia-h_94731a92b3e0cb5c869cfa426ae5bc66-h_208da9c974010da905a466de5a4f408e.jpg?w=1220&h=674&crop=1)
Com 213 milhões de assinantes e líder do mundo do streaming, a Netflix agora tornará mais fácil de ver o que eles estão observando.
A plataforma lançou, nesta terça-feira (16), o “Top 10 na Netflix“, um novo site que mostrará números globais semanais de todo o seu conteúdo popular. O serviço de streaming já tem uma lista dos Top 10, mas o novo site fornece dados extras significativos.
O “Top 10 na Netflix” classificará séries e filmes com base nas horas visualizadas de segunda a domingo da semana anterior. Isso é uma grande novidade sobre o compartilhamento de dados de audiência.
Anteriormente, a companhia anunciava esporadicamente os números simplesmente somando quantos relatos assistiram a pelo menos dois minutos de um filme ou série.
No mês passado, a empresa anunciou em seu relatório de lucros que se afastaria da métrica de dois minutos.
O novo site rastreará tanto o conteúdo original da Netflix, incluindo sucessos como “Jogo da Lula” e “Bridgerton”, quanto o conteúdo licenciado como “Seinfeld”.
A mudança é notável porque, até recentemente, a Netflix mantinha, em sua maioria, seus números de audiência em segredo. E mesmo que os dados do “Top 10 na Netflix” não sejam verificados por uma fonte externa, compartilhar as informações adicionais é um passo na direção certa para a empresa.
Como o rei do streaming, os movimentos da Netflix podem ter um impacto de tamanho maior no mercado em geral. O streaming de dados em geral ainda é mantido próximo ao colete, portanto é possível que mais transparência da Netflix possa encorajar outros serviços a compartilhar mais dados de visualização também.
Além disso, com um placar público para as ofertas da Netflix, é mais fácil ver como é uma estratégia de conteúdo vencedora para a empresa. Deixar os consumidores saberem o que é popular também poderia beneficiar o negócio, levando a um maior envolvimento com o serviço.
Segundo Pablo Perez de Rosso, vice-presidente de estratégia de conteúdo da Netflix, a iniciativa é “um passo importante para a Netflix, para os criadores com quem trabalhamos e para nossos membros”. Ele ainda afirma que descobrir como “medir o sucesso no streaming é difícil.”
“As medidas tradicionais como bilheteria ou participação de audiência, projetada para ajudar os anunciantes a entender o sucesso na TV linear, não são relevantes para a maioria das streamers, incluindo a Netflix”, comentou.
Para a empresa, o envolvimento medido pelas horas vistas é um forte indicador da popularidade de um título, bem como da satisfação geral dos membros, “o que é importante para a retenção em serviços de assinatura”, afirmou Perez de Rosso.
“As pessoas querem entender o que significa sucesso no mundo do streaming, e estas listas oferecem a resposta mais clara a essa pergunta em nossa indústria.”
O “Top 10 na Netflix” também pode silenciar alguns dos críticos da empresa, que há anos se queixam de como o gigante do streaming apresentava seus dados de audiência.
- 1 de 18
Vingança & Castigo (Netflix) - 3 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 2 de 18
Narcos: México: 3ª Temporada (Netflix) - 5 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 3 de 18
Um Match Surpresa (Netflix) - 5 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 4 de 18
O Bom Velhinho Voltou (Netflix) - 7 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 5 de 18
Sandy+Chef (HBO Max) - 5 de novembro
Crédito: Divulgação/HBO - 6 de 18
Always Jane (HBO Max) - 12 de novembro
Crédito: Divulgação/HBO - 7 de 18
Detetive Madeinusa (Amazon Prime Video) - 12 de novembro
Crédito: Divulgação/Amazon - 8 de 18
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Disney+) - 12 de novembro
Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios - 9 de 18
Jungle Cruise (Disney+) - 12 de novembro
Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios - 10 de 18
Kamikaze (HBO) - 14 de novembro
Crédito: Divulgação/HBO - 11 de 18
Arranjo de Natal (Netflix) - 17 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 12 de 18
Cowboy Bepop - 19 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 13 de 18
Tick, Tick...Boom! (Netflix) - 19 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 14 de 18
A Roda do Tempo (Amazon Prime Video) - 19 de novembro
Crédito: Divulgação/Amazon - 15 de 18
King Richard: Criando Campeãs (HBO Max) - 19 de novembro
Crédito: Divulgação/HBO - 16 de 18
Um Menino Chamado Natal (Netflix) - 24 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 17 de 18
Ferida (Netflix) - 24 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix - 18 de 18
A Mais Pura Verdade (Netflix) - 24 de novembro
Crédito: Divulgação/Netflix
Texto traduzido. Clique aqui para ler o original.