“Mundo ensina a mulher a se sentir culpada”, diz Lia Bock sobre importunação no BBB 23
Lia Bock, comentarista da CNN, falou sobe a expulsão de dois participantes do programa na noite de quinta (16)
Na noite de quinta-feira (16), a TV Globo decidiu expulsar os participantes MC Guimê e Cara de Sapato do Big Brother Brasile o assunto ultrapassou os limites do entretenimento por conta do motivo que levou os participantes serem eliminados: eles foram acusados pelo público do programa de importunação sexual. Imagens do reality show mostraram os dois participantes tentando contato físico com a atriz e modelo mexicana Dania Mendez durante uma festa realizada na noite de quarta-feira (15). Ela visita o Brasil em uma espécie de intercâmbio com o programa mexicano “La Casa de Los Famosos”.
A Delegacia de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio abriu um inquérito para investigar o caso e as marcas patrocinadoras também se pronunciaram, por meio das redes sociais, repudiando a postura dos participantes.
Pelas redes, a situação levantou discussões e o assunto também foi abordado no Live CNN com a jornalista Lia Bock, comentarista da CNN. Para ela, os homens ainda veem os corpos das mulheres como “território livre” por conta de uma construção social.
“Por séculos as mulheres ‘pertenciam’ aos homens. Primeiro era o pai, depois o marido. Não tínhamos poder sobre nosso corpo”, disse a jornalista.
Sobre a expulsão dos participantes do BBB, Lia diz que acredita que a postura do programa pode estar mudando porque a sociedade também está avançando nesse tema.
“O que vimos no BBB é que não vai mais ter aquela ‘passada de pano’. Eles foram expulsos, foi choque poque não estamos acostumados com isso porque as pessoas sempre davam um jeito de aliviar para esses caras. Eles ganhavam mais seguidores em redes sociais, por exemplo.”, exemplificou a jornalista, que chamou atenção também para outro ponto dessa expulsão dos participantes.
“Só chegamos a esse ponto porque os patrocinadores tiveram atitude determinante nessa expulsão. Assim que o Twitter apontou [o caso], as marcas rapidamente colocaram notas, falando que não é e que não concordariam [com a postura dos participantes]. Aí resolvem expulsar. É bom ficarmos ligados sobre como o sistema funciona, sabemos onde o calo aperta”, afirmou Lia.
Sobre a vítima
Assim que o apresentador do BBB, Tadeu Schmidt, anunciou a eliminação de Guimê e Sapato, a participante Dania começou a chorar e dizer que se sentia culpada pela expulsão dos participantes. Lia explicou que, infelizmente, era uma postura comum entre mulheres vítimas de importunação ou assédio sexual.
“O mundo ensinou que a culpa é da mulher. Porque ‘a saia era curta demais’, ‘´por ser linda demais’, ‘por estar linda’… Está enraizado que a culpa é nossa, você sempre fez alguma coisa para que isso acontecesse”.
(Publicado por Carolina Farias)