Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Morre Ron Cephas Jones, ator de “This Is Us”, diz revista

    Vencedor de dois Emmys pelo trabalho na série morreu em decorrência de "problema pulmonar antigo"

    Ron Cephas Jones fez o papel de William Hill, pai biológico de Randall Pearson em This Is Us
    Ron Cephas Jones fez o papel de William Hill, pai biológico de Randall Pearson em This Is Us Ron Batzdorff/NBC

    Yara Guerracolaboração para a CNN

    O ator Ron Cephas Jones, conhecido por interpretar o personagem William Hill em “This Is Us“, morreu aos 66 anos devido a um problema pulmonar antigo, segundo informou a revista “People” neste sábado (19).

    “Ao longo de sua carreira, o seu calor, beleza, generosidade, gentileza e coração foram sentidos por qualquer um que teve a boa sorte de conhecê-lo”, afirmou o assessor do ator em comunicado.

    Ele deixa para trás a filha Jasmine Cephas Jones, que também é atriz.

    Em 2021, Jones revelou ao “The New York Times” que lutou contra a doença pulmonar obstrutiva crônica em segredo e que havia recebido um transplante duplo de pulmão no ano anterior.

    Ele costumava fumar dois maços de cigarro por dia durante a maior parte da vida – hábito que parou apenas em 2017, quando, em meio às filmagens de “This Is Us”, ficou sem fôlego e precisou ser socorrido com um tanque de oxigênio.

    Já em 2022, ele contou ao “Today” que a recuperação havia sido difícil e árdua e que teve muita sorte. No mesmo ano, disse ao “Entertainment Weekly” que os colegas de elenco e produtores o ajudaram a enfrentar o problema de saúde, e que um de seus maiores incentivos à recuperação do transplante era a ideia de poder se apresentar na peça “Clyde’s”.

    “A minha vida inteira tem sido o palco. A ideia de não me apresentar novamente parecia pior para mim do que a morte”, afirmou ao “The New York Times”.

    Carreira

    Jones iniciou a sua carreira como artista no Nuyorican Poets Cafe, uma instituição multicultural de Nova York, e o seu amor pelos palcos continuou durante toda a carreira.

    O seu papel de maior destaque, porém, foi o de William Hill em “This Is Us”, no qual interpretou o pai biológico de Randall Pearson.

    Pelo trabalho, Jones ganhou um Emmy de melhor ator convidado em 2018 e outro em 2020, quando a sua filha Jasmine ganhou o primeiro Emmy. Isso os tornou a primeira dupla de pai e filha vencedores da premiação em um mesmo ano.

    Além de “This Is Us”, Jones também apareceu em “Mr. Robot” (2015-2016), “The Get Down” (2016-2017), “Luke Cage” (2016-2018), “Quem é Você, Alasca?” (2019) e “Truth Be Told” (2019-2023).

    No cinema, seus trabalhos incluem “Jogada Decisiva (1998)”, “Poucas e Boas” (1999), “Half Nelson” (2006), “Across the Universe” (2007), “Telhados de Vidro” (2014), “O Feitiço do Natal” (2018), “Nossa Vida com Cães” (2018) e “Meu nome é Dolemite” (2019).

    Antes disso, o ator era membro da companhia novaiorquina LAByrinth Theatre Company. Entre seus vários papéis teatrais, estava o personagem Crooks na produção de de 2014 “Ratos e Homens”, da Broadway.

    Pela atuação na peça “Clyde’s”, Jones recebeu uma indicação ao Tony, o mais prestigioso prêmio dos palcos norte-americanos.

    O seu último papel será como Elijah Muhammad na antologia histórica “Genius: MLK/X”, para cuja quarta parte foi escalado em 2022. Na série, o seu personagem é um professor e mentor de Malcolm X.