“Minha Lady Jane”: conheça a história real que inspirou a trama da série
Produção faz releitura da história da dinastia Tudor da Inglaterra e conta com personagens que existiram na vida real
A série de época “Minha Lady Jane” chegou nesta semana ao Prime Video. A fantasia é ambientada na Inglaterra do século 16, em um contexto em que a sociedade era dividida entre humanos “normais”, também chamados de verdadeiros, e Ethianos, que são pessoas que podem se transformar em animais e são vistos como a casta mais baixa da sociedade.
A trama é protagonizada por Lady Jane Gray, uma nobre inglesa que assume a coroa e passa seu curto reinado tentando promover a unidade entre as duas classes. A produção é inspirada no best-seller homônimo de Brodi Ashton, Cynthia Hand e Jodi Meadows, que é uma releitura de parte da história da dinastia Tudor da Inglaterra. Conheça abaixo a história real que inspirou a trama.
Conhecida como “Rainha dos Nove Dias”, Jane Gray foi uma nobre inglesa que reinou a Inglaterra e Irlanda de 10 a 19 de julho de 1553 após a morte de Eduardo 6º. Ela assumiu o trono porque o então rei queria que o herdeiro fosse protestante. A meia-irmã mais velha de Eduardo, Mary, era católica.
Durante o reinado de Jane, descobriu-se que o seu testamento não era legal porque não tinha sido aprovado pelo parlamento. Isso significava que Mary era a próxima na fila, legalmente, e, por isso, Jane foi destituída depois de nove dias, e Maria se tornou rainha.
Em 1554, Jane e o marido, Guilford Dudley, foram decapitados por “alta traição” após começarem a se manifestar contra as reformas católicas promovidas por Mary. Eles eram vistos como possíveis incitadores de uma rebelião.
Assista ao trailer de Minha Lady Jane
Veja também: o que chega aos streaming em junho
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”8178976″ title_galeria=”Netflix, Prime Video, Max, Disney, AppleTV+: o que chega aos streamings em junho”/]