Memorial da América Latina vai ganhar cinema drive-in a partir de 16 de junho
Projeto tem como objetivo retomar as atividades do setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus
O Memorial da América Latina, em São Paulo, vai inaugurar no dia 16 de junho um cinema drive-in, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assistirá a sessão dentro de seus próprios carros. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Doria (PSDB).
“Teremos aqui em São Paulo a inauguração do primeiro cinema em modelo drive-in para as pessoas assistirem filmes de forma segura e correta, como mandam os protocolos”, disse Doria.
Resultado de uma parceria entre o Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o grupo Petra Belas Artes de cinema, o projeto tem como objetivo retomar aos poucos as atividades do setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus.
O novo espaço seguirá uma série de protocolos de proteção contra à Covid-19. Entre os cuidados obrigatórios, estão distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros, máximo de quatro ocupantes no veículo, pagamentos via aplicativo, exigência de uso de máscaras e medição de temperatura de funcionários e clientes.
Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM. Também há a opção de escutar a exibição do filme por meio de um smartphone, de acordo com a secretaria.
“Trata-se de um evento seguro para o público e os funcionários, e tem tudo para se tornar uma das principais formas de lazer e diversão enquanto a pandemia não passa completamente”, afirmou o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.
Programação
Com capacidade para 100 carros, o cinema drive-in abrirá as portas para o público no dia 16 de junho, com programação que inclui filmes como “Batman, O Cavaleiro da Noite” e “A Origem”, de Christopher Nolan, “Laranja Mecânica”, “O Iluminado”, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e “De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick. O cinema drive-in funcionará de terça a domingo.
O espaço também promoverá uma semana temática com filmes de Tim Burton e seu universo, em que serão exibidos quatro filmes do diretor e “O Gabinete do Dr. Phibes”, com Vicent Price, e o ainda inédito nos cinemas brasileiros “Apocalipse Now – Final Cut”, obra-prima de Francis Ford Coppola, totalmente restaurado e com som remasterizado, com 30 minutos a mais do que a versão original lançada em 1979.
Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes do início do filme.
O horário das sessões e o valor dos ingressos ainda não foram informados pelos organizadores do espaço, mas os tickets poderão ser adquiridos pela internet, no site do Petra Belas Artes, segundo informações da Secretaria de Cultura.