“Marte Um” se consagra e leva oito troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (23), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
O filme “Marte Um” se consagrou como o grande vencedor do 23º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A solenidade de premiação foi realizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na noite de quarta-feira (23), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
O longa de Gabriel Martins recebeu oito troféus: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Direção, Roteiro, Ator (Carlos Francisco), Ator Coadjuvante (Cícero Lucas), Fotografia, Som e Montagem.
A trama acompanha o caçula de uma família de classe média negra que quer ser astrofísico e participar da missão “Marte Um”, que promete colonizar o planeta vermelho em 2030.
A produção foi a escolhida no ano passado para representar o Brasil no Oscar 2023, mas acabou não ficando fora da disputa.
“A Viagem de Pedro”, com Cauã Reymond, levou três prêmios para casa, sendo o segundo maior vencedor edição. A produção se consagrou nas categorias de Melhor Direção de Arte, Figurino e Maquiagem.
Entre os prêmios principais, Adriana Esteves foi escolhida Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Medida Provisória” e Dira Paes como Melhor Atriz em “Pureza”.
O cineasta e documentarista Vladimir Carvalho foi o homenageado da noite e o longa “Bem-vinda a Quixeramobim” recebeu o Prêmio de Júri Popular. Também foram premiados os longas “Pluft”, “O Fantasminha”, “Eduardo e Mônica”, “O Clube dos Anjos” e “Carvão”.
Personalidades como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Letícia Spiller e Bárbara Paz estiveram presente na cerimônia.
(Publicado por Marina Toledo, com informações da Agência Brasil)